Ícone do site Tribuna de Minas

Bebê de quatro meses recebe vacina contra a Covid-19 em Juiz de Fora

vacina coronavac by breno esaki agencia saude DF
PUBLICIDADE

Um bebê de quatro meses foi equivocadamente vacinado com a vacina da Coronavac contra a Covid-19 na tarde de segunda-feira (21). A aplicação foi confirmada nesta terça-feira (22) pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (SS/PJF) e ocorreu na Unidade Básica de Saúde do Bairro Vila Ideal, Zona Sudeste. A criança foi levada ao local para receber a vacina pentavalente, preconizada para a idade.

De acordo com a secretaria, o erro foi observado pela técnica de enfermagem da própria UBS, que comunicou o fato aos pais da criança. A pasta municipal ainda informou que “todos os protocolos recomendados foram adotados e a equipe orientada a comunicar seus superiores sobre a identificação de um erro de imunização”. Assim, o bebê será acompanhado e monitorado pelos próximos 30 dias para que haja identificação de qualquer evento adverso que venha a surgir no período.

PUBLICIDADE

A criança, imediatamente, passou por avaliação médica na UBS e a técnica responsável pela imunização equivocada foi afastada da sala de vacinas. A Secretaria de Saúde diz ter instaurado uma apuração interna para esclarecer a situação. “Ressaltamos que a vacina administrada utiliza uma tecnologia (vírus inativado) comum para várias outras do calendário básico da criança e apresenta perfil de segurança alto reduzindo a possibilidade de possíveis eventos adversos”, complementa a pasta, no comunicado.

PUBLICIDADE

Em janeiro deste ano, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a aplicação da Coronavac em crianças a partir de 6 anos, utilizando o mesmo imunizante que foi inoculado no público adulto. Até o momento, entretanto, não houve liberação para aplicar em crianças abaixo dessa idade, ainda que haja estudos da Sinovac, laboratório responsável pela produção do imunizante, indicando segurança na utilização da vacina em crianças a partir de seis meses de idade.

‘Desde ontem, eu estou desesperada’, diz mãe

Em conversa com a reportagem, Karen Roth, a mãe do bebê vacinado, relatou a preocupação contínua desde a aplicação equivocada do imunizante. Segundo ela, a UBS do Vila Ideal foi a escolhida após a unidade básica do Bairro Borboleta, na Cidade Alta, interromper a vacinação de rotina durante a segunda-feira. No bairro da Zona Sudeste, a criança recebeu quatro imunizantes logo no início da manhã, três injetáveis e um ministrado em gota, e a mãe voltou com o bebê para casa.

PUBLICIDADE

Durante a tarde, a criança teve estado febril e vômito, mas a mãe afirma não saber se os sintomas foram decorrentes da Coronavac ou das outras vacinas. No meio da tarde, uma equipe da UBS do Vila Ideal entrou em contato por telefone com a família e comunicou o erro. “Voltamos até o posto médico. Lá, eu entrei em desespero e eles me informaram que foi um erro da enfermeira”, conta Karen. “Ele passou por uma pediatra, que disse que aparentemente ele está bem”.

Segundo a mãe, foi orientado que a família permaneça atenta a qualquer sinal de reação adversa. Desde então, a mãe afirma que o bebê não apresentou sintomas, mas a situação desperta preocupação contínua. “A gente não sabe o que ele pode ter de reação. Falaram que eu tenho que levar ao pediatra (em caso de reação), mas e se não houver tempo?”, questiona Karen, lembrando da criança de 11 anos que morreu em decorrência da Covid-19 no último dia 9 após ter sido atendido e liberado em uma UBS. “É um medo que a gente tem. Desde ontem, eu estou a todo tempo desesperada”.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile