
Dom João Justino de Medeiros Silva, natural de Juiz de Fora, foi nomeado pelo Papa Francisco como arcebispo coadjutor da Arquidiocese de Montes Claros. A nomeação foi divulgada nesta quarta-feira (22). O religioso, que atuava como bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, é doutor e mestre em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Em 1984, ingressou no Seminário Arquidiocesano Santo Antônio, em Juiz de Fora, onde cursou Filosofia e Teologia. Graduou-se em Ciências Sociais pela UFJF e em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior (CES/JF). Ele ainda foi perito da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé da CNBB.
Em Juiz de Fora, foi vigário episcopal para a Cultura, Educação e Juventude e secretário do Colégio de Consultores. Dom Justino foi ainda professor e coordenador do curso de Teologia do CES/JF. Em 2004, tornou-se reitor do Seminário Arquidiocesano de Juiz de Fora. No município, foi pároco-solidário na Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Benfica, e na Paróquia Bom Pastor, além de vigário paroquial na Paróquia São Pedro.
O arcebispo de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, agradeceu a dom Justino pela dedicação àquela arquidiocese. “A Arquidiocese de Montes Claros, com a nomeação do Papa Francisco, ganha um dedicado e entusiasmado servidor que, exemplarmente, testemunha o Evangelho de Jesus Cristo. Vamos juntos pedir a Deus que continue a iluminar o ministério de dom João Justino nessa nova missão”, afirmou dom Walmor por meio de sua assessoria de comunicação.