Ícone do site Tribuna de Minas

JF registra mais duas mortes por dengue

PUBLICIDADE

Atualizada às 20h51

Duas mulheres morreram com dengue, no último domingo (21) em Juiz de Fora, subindo para oito o número de óbitos pela doença. Todos ocorridos em menos de um mês. A morte de Renata Barbosa Domingos, 37 anos, foi confirmada pela Secretaria de Saúde na noite desta segunda. Ela era diabética e faleceu no Hospital Albert Sabin. A mulher era moradora do Bairro Progresso, na região Leste. O outro óbito foi de Marlene Candido Pereiro do Amaral, 80. No obituário do Cartório Cobucci, a causa da morte foi falência de múltiplos órgãos, desidratação, diarreia e suspeita de dengue grave. No entanto, o caso ainda não foi notificado à Vigilância Epidemiológica, conforme a assessoria da Secretaria de Saúde. Ainda não há informações sobre em qual região a idosa residia e nem em qual hospital estava internada. Nesta segunda, a secretária de Saúde, Elizabeth Jucá, afirmou, na Câmara Municipal, que o número de pessoas que contraiu doença transmitida pelo Aedes aegypti em 2016 já chega a 2.553. A informação deve ser oficializada nesta terça. No último levantamento, havia 1.653 registros confirmados, ou seja 900 novos casos em uma semana.

PUBLICIDADE

[Relaciondas_post] As informações sobre as mortes acontecem no mesmo dia em que a Prefeitura anuncia que irá ampliar as linhas de atendimento para o Disque Dengue. A medida, que deve valer a partir desta terça, foi anunciada pelo prefeito Bruno Siqueira (PMDB) e tem como objetivo evitar que as mesmas apresentem congestionamento durante o período em que a cidade vive a epidemia de dengue. As ligações continuam a ser feitas pelo 3690-7290, mas serão recebidas na sala de operações montada no auditório da Defesa Civil. A estratégia faz parte do plano de contingência para o combate ao mosquito anunciado pela PJF no último sábado. Nas últimas semanas, o canal de comunicação apresentou diversos problemas, deixando muitos desassistidos. A Prefeitura estuda, ainda, a possibilidade de integrar o canal ao 199.

PUBLICIDADE

Nesta segunda, a PJF deu início ao funcionamento do Sistema de Comando de Operações (SCO), que reúne representantes de diversas secretarias e órgãos públicos empenhados no combate à dengue, zika vírus e chikungunya. Pela manhã, os computadores foram montados na sala de operações. Por meio deles, o efetivo terá acesso a informações sobre o quantitativo de cada secretaria em relação a recursos humanos disponíveis, bem como equipamentos, carros, caminhões, motocicletas, além do conhecimento das rotas de agentes, fiscais, garis, guardas, batedores, carros fumacê, com auxílio de mapas, cronogramas e dados atualizados.

“Neste momento de epidemia, as ações precisam ocorrer de forma centralizada para direcionar o trabalho para diversas regiões da cidade. Por isso empenhamos várias forças dentro da PJF e todo o trabalho coordenado aqui é em conjunto com a Secretaria de Estado de Saúde e com o Ministério da Saúde”, destacou Bruno Siqueira. Cerca de 20 pessoas vão atuar na unidade, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

PUBLICIDADE

O subsecretário de Defesa Civil, Márcio Deotti, explica que a central vai facilitar a troca rápida de informações a respeito da dengue e direcioná-las à autarquia responsável. “Esta frente de trabalho é semelhante a já realizada pela Defesa Civil em relação às ocorrências de chuva.” Serão atendidas na sala toda e qualquer demanda relativa ao mosquito.

Novos agentes

PUBLICIDADE

Também nesta terça começam a atuar na cidade os 25 novos agentes de endemias contratados emergencialmente pelo Município. Conforme explica Bruno Siqueira, eles foram capacitados nesta segunda pela Secretaria de Estado de Saúde para reforçarem o trabalho nas ruas, somando aos 150 existentes. “Até a próxima semana, os outros 25 já estarão atuando na cidade”, ressaltou.

 

Mobilizações contra o Aedes

O prefeito Bruno Siqueira (PMDB) promove, nesta terça-feira, às 18h, o “Encontro municipal de mobilização contra o Aedes”. A atividade, que acontece no Centro de Vigilância em Saúde, reunirá representantes da sociedade, com objetivo de mobilizar a população para atuar contra a proliferação do Aedes aegypti. Também nesta terça, às 14h30, a Secretaria de Educação lança um projeto de educação ambiental, com objetivo de promover a conscientização da comunidade escolar sobre o tema. O evento ocorre no auditório do Centro de Formação do Professor, na Avenida Getúlio Vargas 200, Centro. A proposta deverá envolver mais de 40 mil alunos.

PUBLICIDADE

Já a unidade Juiz de Fora da Votorantim Metais iniciou nesta segunda campanha na Zona Norte, para orientar sobre as formas de combater o foco do mosquito. Um grupo de cerca de 20 pessoas – incluindo representantes da empresa, de escolas, posto de saúde, associações de bairro, igrejas e moradores – está distribuindo panfletos, em uma mobilização com faixas e cartazes. Nesta segunda, a equipe esteve no Bairro Igrejinha. Nesta terça, irá em Vila São João e Humaitá; na quarta, em Cachoeira; e, na quinta-feira, em Vila São José. Ainda na quinta, às 19h30, haverá palestra sobre o tema, no coreto do Bairro Igrejinha. Na ocasião, serão sorteados kits de prevenção às doenças.

Sair da versão mobile