A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e o Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste) de Juiz de Fora oferecem 1.686 vagas em cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nos campi da universidade em Juiz de Fora e em Governador Valadares são ofertadas, ao todo, 1.331 vagas em, respectivamente, 47 e dez cursos. Já o IF Sudeste disponibiliza 355 oportunidades em 26 diferentes formações. As inscrições foram abertas nesta terça-feira (22) e seguem até sexta (25).
O pré-requisito para candidatura a uma das vagas é nota superior a zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. É necessário acessar o site do Sisu, informar o número de inscrição do Enem e a senha cadastrada. Os candidatos têm direito à escolha de duas opções; as instituições de ensino superior pretendidas, os cursos, os turnos e os grupos de acesso — ampla concorrência ou cotistas — devem ser especificados em ordem de preferência.
O resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 de janeiro. Os selecionados terão o período entre 30 de janeiro e 4 de fevereiro, conforme os calendários específicos das instituições selecionadas, para realizar a matrícula. Na UFJF, os aprovados necessitam confirmar o interesse pela vaga por meio de pré-matrícula on-line, entre 31 de janeiro e 4 de fevereiro, de meio-dia a 23h59; a matrícula presencial estará disponível entre 12 e 15 de fevereiro. Já o IF Sudeste receberá os estudantes no campus para matrícula presencial, entre 9h e 18h, em 30 de janeiro, 31 de janeiro, 1º de fevereiro e 4 de fevereiro.
Tanto por meio da página do Sisu quanto pelo aplicativo — disponível para Android e IOS —, é possível acompanhar as classificações parciais, as notas de corte, os resultados finais e a lista de aprovados. Entretanto, os interessados devem ficar atentos ao prazo de inscrições, uma vez que a página do Sisu pode apresentar problemas em razão do elevado número de acessos. Em todo o Brasil, o sistema oferece 235 mil vagas em 129 instituições públicas.
Lista de espera
Entre 28 de janeiro e 4 de fevereiro, os candidatos não aprovados na chamada regular devem manifestar o interesse em participar da lista de espera e, em seguida, acompanhar os editais de reclassificação publicados a partir de 7 de fevereiro pelas instituições. A UFJF publicará o primeiro edital de reclassificação em 13 de fevereiro, ao meio-dia. A pré-matrícula on-line desta etapa será disponibilizada a partir de mesma data e horário, até as 23h59 de 15 de fevereiro. As datas de publicação dos demais editais estão disponíveis no site da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara). O IF Sudeste, em contrapartida, solicita aos interessados nas vagas remanescentes das chamadas regulares a presença no Campus Juiz de Fora em 12 de fevereiro.