Ícone do site Tribuna de Minas

Sol aparece, mas chance de chuva se mantém

tempo-olavo-3
Dia deve ter céu nublado a parcialmente nublado, mas com menor volume de chuva (Foto: Olavo Prazeres/22-01-15)
PUBLICIDADE

Depois de dias predominantemente chuvosos, o sol deve voltar a aparecer com mais intensidade nesta sexta-feira (22). Conforme boletim do Instituto Nacional de Meteorologia (Innmet), a zona de convergência que mantinha-se em atuação na Zona da Mata avança para as regiões Leste e Norte do estado, diminuindo a instabilidade em Juiz de Fora e região.

A previsão é que o dia tenha céu parcialmente nublado a nublado com possibilidade de pancadas de chuva em áreas isoladas, principalmente nos períodos da tarde e da noite. Em ligeira elevação, a temperatura máxima deve ficar em torno dos 25 graus. Em algumas cidades da região, os termômetros podem chegar aos 30 graus.

De acordo com o meteorologista do Inmet, Cléber Souza, as condições climatológicas devem se manter no fim de semana. No entanto, a partir da próxima segunda-feira, áreas de instabilidade podem voltar a atuar na região, ocasionando maior volume de chuva.

PUBLICIDADE

Média de chuvas

Até ontem, ao meio-dia, havia chovido na cidade 99% do esperado para todo o mês, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foram 296,8 milímetros contabilizados, sendo que, no período, são aguardados 299,8 milímetros.

Segundo dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), operados pela Defesa Civil, a média de chuva nas últimas 24 horas foi de 15,69 milímetros, sendo que a maior concentração pluviométrica ocorreu nos bairros Dias Tavares, Santa Efigênia e Paula Lima, com 45,93; 36,22 e 30,06, respectivamente.

PUBLICIDADE

Doze ocorrências foram registradas pelo 199 entre 17h de quinta (21) e 10h desta sexta (22),  nenhuma de destaque. Entre os atendimentos, foram cinco orientações técnicas, quatro ameaças de escorregamento de talude, dois escorregamentos de talude e uma infiltração em parede. A região Norte abriu quatro chamados. Na Zona Sudeste foram três e na Leste, dois. Já nas regiões Oeste, Nordeste e  Sul foram contabilizadas uma ocorrência cada.

Sair da versão mobile