A unidade central do Restaurante Popular será reformada em 2019. O anúncio foi feito pelo prefeito Antônio Almas (PSDB) no começo da tarde desta sexta-feira (21), durante o almoço de Natal realizado no local. Assim como aconteceu no ano passado, esta ação fez parte do projeto Bem Comum da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), que convidou chefs, professores e estudantes de Gastronomia do Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES-JF) para ajudar os cozinheiros do restaurante a prepararem uma refeição especial e bem natalina às pessoas que compareceram tanto na unidade do Centro quanto na unidade da Zona Norte.
Na ocasião, o prefeito assinou o documento que autoriza a publicação do edital de licitação, previsto para ser lançado em janeiro. Após o certame, a previsão é que a obra aconteça dentro de 60 dias. Conforme Almas, para a realização das intervenções, será empregado o valor de R$ 138 mil. “Ações de reforma têm que ser frequentes, como na nossa casa. Se a gente consegue buscar recursos para viabilizar isso o mais rápido possível, mantendo a qualidade do ambiente, é muito mais salutar. Quando trata-se de um ambiente de restaurante, a obra se torna ainda mais fundamental. Vamos revitalizar a pintura e intervenções para evitar a entrada de pombos, uma demanda já levantada pela população”, destacou.
A entrada dos pombos será impedida por meio do fechamento das laterais com camada de ar (ar condicionado). Além disso, a fachada será reformada, bancos e mesas quebrados serão repostos. Haverá ainda aquisição de equipamentos em geral, manutenção do ar condicionado e reforma do telhado. A obra será custeada com recursos provenientes do fundo do Restaurante Popular, obtido por meio de uma parcela recolhida a cada nota fiscal emitida pelo local, destinado à manutenção dos equipamentos e estrutura. O Restaurante Popular do Centro foi inaugurado em agosto de 2012.
Cardápio de Natal
O cardápio desta sexta-feira nas unidades do Restaurante Popular foi arroz branco, feijão vermelho, farofa de milho com passas e bacon, pernil assado ao molho de laranja e vinagrete. A sobremesa foi doce de banana caseiro e o suco foi de frutas vermelhas. O valor da refeição foi o mesmo: R$ 3,50. Foram servidas cerca de 3.200 refeições, incluindo as unidades Centro e Norte, além da ação noturna, que distribuiu aproximadamente 250 refeições gratuitas a pessoas em situação de rua. Confira a matéria completa e o vídeo desta ação no site da Tribuna.