O curso de Psicologia do grupo B, destinado a candidatos com renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita familiar mensal, que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública, independentemente de outra declaração, apresentou relação de 36,5 candidatos por vaga – a maior no Módulo III do Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020 da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Nesta quinta-feira (21), a Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) divulgou a lista dos cursos mais concorridos da instituição pelo vestibular seriado.
Também no grupo B, Administração noturno apresentou a segunda maior relação, com 31 candidatos/vaga, e Enfermagem ocupa a terceira colocação, com 30 candidatos por vaga. Nesse ranking, Fisioterapia ocupou o quarto e o quinto lugares. No grupo E, para candidatos oriundos da escola pública que não se declaram pretos, pardos ou indígenas, nem declararam renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo, são 28 candidatos por vaga. Já no grupo B, são 27 candidatos por vaga. Em ampla concorrência, grupo C, o curso mais disputado é o de psicologia, com 155 candidatos para 12 vagas, resultando em uma média de 12,92, seguido pelo de Medicina, que apresenta concorrência de 12,82 candidatos/vaga.
No grupo A, que abrange os candidatos que se declaram negros, pardos ou indígenas, cuja renda per capita é igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e no D, destinado àqueles que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública e que se declarem pretos, pardos ou indígenas, independentemente de renda, o curso mais concorrido é também o de Fisioterapia, com 19 e 10,5 candidatos por vaga, respectivamente.
Medicina é o mais concorrido em Governador Valadares
No campus de Governador Valadares, o curso de Medicina tem quatro entre as cinco maiores concorrências no Pism 2020. No grupo E, a relação é de 23,75 candidatos por vaga; no grupo B, a concorrência cai para 18,5; na ampla concorrência – grupo C – são 14,75 candidatos por vaga e no grupo D, para candidatos que se declaram pretos, pardos ou indígenas, estudaram em escola pública, mas tem renda superior a 1,5 salário mínimo, são 8,5 candidatos por vaga.
As provas do Pism 2020 serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro. A relação completa com a concorrência para cada um dos cursos está disponível para consulta no site da UFJF e, também, no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).
Comprovante de inscrição
O comprovante definitivo de inscrição para os participantes do Pism foi disponibilizado na terça-feira (19). Nele, constam a confirmação da inscrição e os locais de prova onde cada estudante fará o exame. O documento deverá ser impresso pelo próprio candidato, por meio de um link disponível na Área do Candidato, e estará disponível até as 12h do dia 1º de dezembro. O portal pode ser acessado por meio deste site.