Onze chamados foram atendidos pela Defesa Civil, entre 9h e 17h desta quarta-feira (21), após as pancadas de chuva verificadas em Juiz de Fora. Ainda conforme a pasta, o nível do Rio Paraibuna subiu cerca de oitenta centímetros entre terça-feira e a tarde desta quarta. Segundo pluviômetros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), instalados no Campus da UFJF, até por volta das 17h, o acumulado de chuva no dia foi de 26 milímetros. Já o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), utilizados pela Defesa Civil, apontou concentração média de 15,95 milímetros durante o dia na cidade, sendo 25,25 milímetros no Bairro São Judas Tadeu, 23,65 na Represa João Penido e 23,53 no Passos Del Rei, as três regiões com maior concentração de precipitações.
Quatro dos chamados atendidos pela Defesa Civil foram registrados na região Sudeste, dois na Norte e no Centro, um na Leste, na Sul e na Nordeste. Foram quatro ameaças de escorregamento de talude, duas infiltrações em laje, um escorregamento de talude, uma orientação técnica, uma rua danificada, um desabamento de muro de divisa e uma ameaça de queda de árvore. Todos as ocorrências, no entanto, não apresentaram gravidade, segundo a pasta.
Frente fria se afasta
Segundo o Inmet, a partir desta quinta-feira (22) a frente fria que está sobre o Sudeste deve se afastar para o oceano, fazendo com que o sol volte a aparecer e reduzindo o volume de chuva. A tendência é de que as temperaturas entrem em ligeira elevação nos próximos dias. Para esta quinta, a variação deverá ser entre 14 e 18 graus na cidade. Nesta quarta, a mínima registrada foi de 14,5 graus. A máxima chegou a 17,1.