Atualizada às 18h50
A queda de parte de um prédio em construção, próximo ao número 2.877 da Avenida Itamar Franco, na altura do Hospital Maternidade Therezinha de Jesus, causa o fechamento da calçada e parte da pista de descida da via. Segundo informações da Defesa Civil, a pasta foi acionada na noite deste domingo (20), após o desprendimento de alguns tijolos. Agentes da Settra também estiveram no local ainda no domingo, bloqueando a passagem de pedestres e fechando uma faixa da avenida. A estrutura conta com seis pavimentos.
De acordo com a assessoria de comunicação da Defesa Civil, houve rompimento no canto direito de um pilar da edificação, que encontra-se com a estrutura apoiada em vigas, escoras e alvenaria (confira na galeria). O proprietário foi notificado sobre a necessidade urgente de escoramento. Segundo a pasta, o prazo dado para início dos trabalhos é imediato. Nesta segunda à tarde, ele apresentou um engenheiro responsável pela intervenção, iniciando os trabalhos.
Mesmo com a sinalização no local, comerciantes da região temem pelo risco de acidentes. “Estamos preocupados caso este prédio venha a cair. O local foi interditado, mas muitas pessoas continuam passando debaixo da estrutura. Enquanto isso, todo mundo está em risco. Interditar somente uma das faixas não resolve. A estrutura é muito grande e, caso caia, vai atingir uma área muito maior”, teme um comerciante que pediu para não ser identificado.
Segundo a Defesa Civil, o cálculo da área interditada foi feito por engenheiros da pasta. O órgão também informou que solicitou ao proprietário a contratação imediata de um profissional especialista em estrutura calculista para fazer o escoramento e execução do reforço estrutural.