Ícone do site Tribuna de Minas

PJF lança programa de incentivo a produtores na proteção aos mananciais

represa joao penido by olavo

Barragem de João Penido foi erguida com terra compactada e pedra, posteriormente, ganhou diafragma de concreto para o maior controle. A represa também possui drenos para passagem de água (Foto: Olavo Prazeres)

PUBLICIDADE

Marcando o Dia da Árvore, a Prefeitura lançou o edital do Programa Produtor de Água de Juiz de Fora “Nossa Água”. A iniciativa visa a garantir o abastecimento de água no município, ao mesmo tempo em que incentiva o cuidado e a proteção das nascentes e o plantio de árvores, além da manutenção do solo produtivo pelos produtores rurais.

Poderão participar os proprietários instalados ao redor da Represa Dr. João Penido ou do Ribeirão do Espírito Santo, que tenham o imóvel inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR); comprovação da relação de domínio ou posse legal da edificação e Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) ativos.

PUBLICIDADE

Para participar, o interessado deve buscar as informações no site da Prefeitura. O produtor credenciado receberá suporte técnico, capacitação, benfeitorias na propriedade e renda por meio do Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), no valor de R$ 250 por hectare cuidado. A Prefeitura destacou a importância de ações que estimulem a proteção dos mananciais.

O Município ainda salientou que o projeto é reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma das melhores práticas mundiais de conservação ambiental. O programa é realizado pela Secretaria de Sustentabilidade em Meio Ambiente e Atividades Urbanas (Sesmaur), em parceria com as secretarias de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Planejamento Urbano (Sepur), Desenvolvimento Sustentável e Inclusivo, da Inovação e Competitividade (Sedic), além da Cesama, e conta com o apoio da Emater e do Sindicato Rural.

Sair da versão mobile