Acontece nesta sexta-feira (21) o 1º Seminário de Prevenção Contra Incêndio e Pânico (PCIP), realizado pelo Corpo de Bombeiros em parceria com a UFJF. O objetivo do encontro é buscar o nivelamento dos profissionais civis e militares na área de prevenção, e também expor novas tecnologias utilizadas no mercado. Durante o evento, realizado na faculdade de engenharia, os participantes chamaram atenção sobre os episódios recentes que resultaram em tragédias, como os incêndios da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), e no Museu Nacional, no Rio de Janeiro.
O seminário reúne 270 participantes, entre acadêmicos, bombeiros da Zona da Mata e Campo das Vertentes e profissionais que elaboram e executam projetos contra incêndio e pânico. A programação inclui palestras sobre adequações das edificações construídas, proteção contra incêndio em instalações elétricas e aplicação de chuveiros.
Para o comandante do corpo de Bombeiros de Juiz de fora, coronel Sérgio Ferreira, discutir e entender mais sobre o assunto ajuda a minimizar os prejuízos e efeitos das ocorrências. “O risco sempre esteve presente na história humana, principalmente depois que o homem passou a viver nas cidades. As aglomerações urbanas têm muitos riscos. Ao sentarmos junto com a escola para entender este problema, como estamos fazendo hoje, o que buscamos é uma sociedade mais segura, com edificações e eventos mais seguros para as pessoas. Isso para que tenhamos o mínimo de danos quando as tragédias acontecerem. Elas sempre vão acontecer, por causas naturais, humanas, mas temos que estar preparados para que os efeitos sejam cada vez menores. Ao tratarmos deste assunto, despertamos também a percepção de risco nas pessoas”, disse o oficial.
As palestras acontecem no auditório da Faculdade de Engenharia no Campus até às 17h30 desta sexta.