Juiz de Fora registrou, na tarde desta sexta-feira (21), a menor temperatura máxima dos últimos sete anos. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros não passaram dos 13 graus ao longo do dia, fato que não ocorria desde 25 de julho de 2013, quando a máxima havia sido de 8,4 graus. Por volta das 14h, a cidade chegou a marcar 12.5 graus. A baixa temperatura, combinada com as rajadas de ventos de 45km/h, fez a sensação térmica despencar aos dois graus, segundo dados da Estação Automática do Inmet, instalada no Campus da UFJF.
O frio intenso, que chegou à Juiz de Fora ainda na noite de quinta-feira (20), é resultado de dois fenômenos climatológicos em atuação no país: uma frente fria, de origem oceânica, que se desloca em direção ao continente, e uma massa de ar polar. Essa, que avança para todo o continente a partir do Sul, tem provocado recordes de frio por onde passa. Em cidades do Rio Grande do Sul, por exemplo, nevou entre quinta e sexta-feira.
A aproximação desta mesma massa de ar polar ao Sudeste brasileiro deve deixar Juiz de Fora com temperaturas ainda mais baixas nos próximos dias, de acordo com o Inmet, com a temperatura mínima variando entre 9 e 11 graus e a máxima entre 12 e 14 graus no sábado (22), com pancadas de chuvas isoladas ao longo do dia. As variações nos termômetros serão muito parecidas no domingo, que deve ser de céu nublado a parcialmente nublado, com chances de precipitações isoladas em toda a região da Zona da Mata.