Ícone do site Tribuna de Minas

Polícia prende suspeito de matar funcionário e balear idoso na Paraibuna de Papéis

presos-sandrina
Suspeitos de 2 homicídios foram apresentados nesta manhã ( Foto: Divulgação/PM)
PUBLICIDADE

Atualizada às 16h29

Três jovens, de 19, 20 e 23 anos, foram presos pela Polícia Civil nesta sexta-feira (21), no Bairro Vila Esperança II, Zona Norte, por suspeita de participação em dois assassinatos ocorridos este ano na cidade. O suspeito de 20 anos teria envolvimento na morte de Josemar José da Fonseca, 29, executado com três tiros, no dia 13 de abril, após ser rendido por dois homens em uma instalação da empresa Paraibuna de Papéis, nas imediações da Avenida Antônio Simão Firjan, no Distrito Industrial. Na mesma ação violenta, outro funcionário, 67, foi alvejado no tórax, mas sobreviveu.

PUBLICIDADE

A manobra desta sexta foi desencadeada pela Delegacia Especializada de Homicídios, que cumpriu mandados de prisão temporária expedidos pelo Tribunal do Júri. De acordo com o delegado Carlos Eduardo Rodrigues, a motivação do assassinato e da tentativa de homicídio dos trabalhadores ainda não foi desvendada. “Seguimos a linha de homicídio porque o sobrevivente relatou que um dos autores falou que iria matá-lo porque ele estava junto com a outra vítima. Mas como foram subtraídos dinheiro e objetos dos funcionários, também temos margem para latrocínio (roubo seguido de morte).”

PUBLICIDADE

O jovem preso alegou não ter cometido as ações criminosas, mas a polícia chegou até ele após a localização de um dos celulares roubados das vítimas. “O telefone foi encontrado com uma terceira pessoa, que indicou o suspeito como o vendedor do aparelho. Ele alega ter encontrado o celular dentro de um ônibus no dia do crime”, contou Carlos Eduardo. Conforme ele, as investigações continuam na tentativa de identificar o comparsa.
No dia dos fatos, as vítimas foram levadas para uma trilha, onde Josemar foi executado. Após também ser baleado, o sobrevivente se fingiu de morto e conseguiu escapar depois que os bandidos fugiram.

[Relaciondas_post]

PUBLICIDADE

 

Rixa entre moradores

PUBLICIDADE

Já os jovens de 19 anos e 23 anos são suspeitos de terem matado Jeferson Luiz Norvino, 21, e baleado outro rapaz, 22, no dia 18 de maio, nas proximidades da praça do Bairro Vila Esperança I, na Zona Norte. Segundo Carlos Eduardo, as vítimas eram moradoras da Vila I, enquanto os atiradores seriam da Vila II, e a motivação do crime seria a rivalidade entre residentes nos dois bairros vizinhos. O mais novo foi capturado na casa da namorada, onde a polícia encontrou um revólver calibre 38, com numeração suprimida, carregado com três munições. Também foi apreendida uma touca ninja. Já o outro suspeito foi detido durante a tarde. Ele foi intimado e compareceu à delegacia. Como havia um mandado de prisão contra ele, o mesmo foi preso e encaminhado ao Ceresp.

“O jovem que sobreviveu reconheceu os suspeitos, e a arma pode ter sido a usada no crime. Vamos tentar levantar os casos que ocorreram naquela região em que foi possível o recolhimento de projétil, para fazermos comparações balísticas. Esse revólver podia estar circulando e ter sido usado por outras pessoas em outros crimes”, observou o delegado.A polícia continua as apurações para chegar ao segundo envolvido no caso.

Seis prisões

PUBLICIDADE

O delegado enfatizou que as prisões fazem parte de uma série de cumprimentos de mandados expedidos pela Justiça, que já resultaram, em uma semana, na captura de cinco suspeitos de assassinatos. “Vamos continuar com as operações de combate a homicídios. Já tivemos um excelente resultado, e acreditamos que possa ocorrer diminuição na incidência de crimes contra a vida nessas localidades.”

Sair da versão mobile