Ícone do site Tribuna de Minas

10.500 mudas são perdidas em incêndio

582916463

582916463

Plantas faziam parte da área de zona de recuperação do Parque da Lajinha
PUBLICIDADE

Plantas faziam parte da área de zona de recuperação do Parque da Lajinha

PUBLICIDADE

Corrigida às 11h50

PUBLICIDADE

Cerca de dez mil e quinhentas mudas da área de zona de recuperação do Parque da Lajinha foram perdidas no incêndio de grande extensão que atingiu 35 mil metros quadrados do parque municipal, na tarde da última quarta-feira (20). As plantas faziam parte do projeto "Cidade verde", cujo objetivo é recuperar a mata no local, que fica próximo ao Hospital Universitário de Juiz de Fora (UFJF), no Dom Orione. Nesta quinta, uma equipe da Guarda Municipal Ambiental visitou a área para fazer fotos a fim de elaborar um relatório de avaliação dos danos. De acordo com a supervisora de educação ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Juliana Guiseline, o terreno atingido pelo fogo fazia parte da zona de recuperação do parque, onde, em 2009, teve início o plantio de espécimes nativas da Mata Atlântica, como ipê amarelo, angico, jacaré, ipê rosa, ingá, paineira e mudas frutíferas, como pitanga e ameixas. "O solo foi degradado por completo, e são anos para a recuperação. Teremos que começar o replantio e, para isso, precisaremos esperar o período de chuvas, para plantar novas mudas", afirmou Juliana, acrescentando que a região afetada pelo fogo não é uma área própria para caminhada. "As pessoas que insistem nesse hábito devem ter consciência que não podem fumar e nem deixar lixo no local."

Ainda conforme Juliana, 10% da vegetação da área atingida têm condições de se regenerar naturalmente e num processo demorado. "O maior estrago diz respeito à mata nativa, que são plantas mais fracas e com maior dificuldade de regeneração."

PUBLICIDADE

De acordo com o guarda municipal ambiental, Dolavale, que também trabalhou para debelar as chamas dando apoio ao Corpo de Bombeiros, foram gastos 28 mil litros de água, sendo dez mil do caminhão dos bombeiros e 18 mil litros do lago do Sesi Clube, transportados pelo helicóptero Pégasus da Polícia Militar, totalizando 38 viagens, cada uma com 500 litros. No total, o Parque da Lajinha tem cerca de 860 mil metros quadrados e sua área de visitação representa 10% do espaço.

Sair da versão mobile