O Procon-MG, órgão do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), fez um alerta para a população contra a falsa notificação e risco de golpe envolvendo o órgão. De acordo com o relato, estão circulando e-mails e mensagens através de SMS e WhatsApp com uma suposta notificação para “abertura de reclamação de um consumidor”, mas que não foram remetidas pelo Procon. O órgão enfatiza que as mensagens são falsas e que têm, provavelmente, o objetivo de se aplicar golpes, já que apenas o domínio @mpmg.mp.br é utilizado nas comunicações via e-mail.
A orientação do órgão é de que os consumidores nunca baixem arquivos anexados à mensagem ou acessem links que estejam em texto. No caso de recebimento de mensagens similares, a atitude mais recomendada é deletar a mensagem.
Já para os indivíduos que tenham clicado em algum link da mensagem ou tenham baixado algum arquivo, a recomendação é que seja feita a verificação de segurança do aparelho, seja smartphone, tablet ou computador, através de um programa de antivírus de confiança do usuário.
LEIA MAIS
- Procon-MG alerta sobre e-mail falso em nome de órgão de defesa do consumidor
- Procon promove pesquisa de satisfação sobre delivery de alimentos em Juiz de Fora