
Prefeito Custódio Mattos inaugura academia do projeto Viva mais na Brasil com a Halfeld
Foi lançado nesta quinta-feira (21) o projeto "Viva mais JF", que prevê a instalação de academias de ginástica ao ar livre nas praças dos Bairros Santa Luzia, Bom Pastor e Monte Castelo, além de seis pontos ao longo do Rio Paraibuna. O primeiro espaço inaugurado fica na esquina da Avenida Brasil com Rua Halfeld, na margem do rio. "O melhor remédio para a saúde é o exercício. Escolhemos a margem do Paraibuna por ser um local frequente de caminhada da população, que agora terá mais uma opção para praticar atividade física ao longo deste trajeto", declarou o prefeito Custódio Mattos durante a inauguração. Os equipamentos também já foram implantados na Praça de Santa Luzia. Professores de Educação Física da Secretaria de Esportes e Lazer já foram designados para orientar a população, em horários determinados. "Nós já temos um projeto de orientação para prática de atividades físicas e vamos estender a participação para o Viva Mais JF, justamente nos horários de maior movimento", disse o secretário de Esporte e Lazer, Renato Miranda. Na academia inaugurada na Avenida Brasil, o atendimento será às quartas, sextas e sábados, das 8h às 10h. No Bairro Santa Luzia, o professor estará disponível às terças e quintas, das 16h às 19h, e às segundas, das 8h às 10h. O atendimento nos demais locais será definido à medida que as academias foram implantadas.
Para o projeto "Viva Mais JF" foram investidos R$230 mil. Cada praça irá receber cerca de sete equipamentos para prática de musculação e alongamento. A novidade agradou. "Já faço caminhada nas margens do rio e agora vou parar aqui, pelo menos uma hora por dia, e vou incentivar meus amigos também", disse a aposentada Celi Batista. A enfermeira Rosa Maria Matos aproveitou a inauguração para já começar a se exercitar. "Vai ser estímulo para mim que estou muito parada."
Além das praças, as academias serão instaladas, ao longo do Rio Paraibuna, em frente ao Corpo de Bombeiros, próximo à ponte de Santa Terezinha, à rodoviária, ao Parque de Exposições e no Bairro Industrial. Os serviços devem ser finalizados em um mês. De acordo com o chefe do executivo, outros pontos poderão receber a novidade. "Vamos verificar o grau de utilização e também a resistência dos equipamentos, que estão expostos ao ar livre. Após essa avaliação, poderemos expandir o projeto. Precisamos ainda que a população nos ajude na preservação dos aparelhos", finalizou o prefeito.