Ícone do site Tribuna de Minas

Juiz de Fora registra menor temperatura do ano

tempo capa leo
tempo dentro leo
Segunda-feira começou com frio e céu limpo em Juiz de Fora. (Foto: Leonardo Costa)
PUBLICIDADE

O 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou, nesta segunda-feira (21), a menor temperatura em Juiz de Fora desde 5 de julho do ano passado. Conforme a estação instalada no campus da UFJF, a mínima chegou a 10,1 graus, por volta das 7h, por causa da intensificação de uma massa de ar polar sobre a região Sudeste do país. Vindo do Sul, o fenômeno meteorológico é o responsável pela estabilidade no tempo, afastando a nebulosidade e contribuindo para a considerável amplitude térmica, que é a diferença entre as temperaturas mínima e máxima ao longo de um dia. Para se ter ideia, a máxima nesta segunda foi de 23 graus, por volta das 15h, mais de 13 graus se comparado à mínima registrada.

A massa polar também se caracteriza pela redução significativa da qualidade do ar. Nesta segunda, a umidade chegou a 21%, no limite do estado de atenção, conforme preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Um ponto percentual abaixo, o município entraria no chamado estado de alerta, quando os cuidados devem ser redobrados para evitar prejuízos à saúde e ao meio ambiente. Isso porque o tempo seco favorece às queimadas em vegetação e prejudica a saúde, contribuindo para a incidência de doenças respiratórios, como sinusites e rinites, e oculares, como as conjuntivites.

PUBLICIDADE

Nesta condição de baixa umidade relativa do ar, é recomendado consumir água em abundância, evitar exercícios físicos ao ar livre e umidificar o ambiente, com vaporizadores ou panos molhados, para garantir a qualidade do sono. A mesma OMS considera como ideal que a umidade esteja acima dos 60%.

PUBLICIDADE

Frio permanece
Conforme o Inmet, as madrugadas permanecerão frias em Juiz de Fora, pelo menos até a próxima quarta-feira (23), quando os índices registrados nos termômetros voltam a subir gradativamente. Mas por pouco tempo, pois uma frente fria já avança e traz precipitações na cidade a partir de sexta-feira (25) e, depois dela, uma nova massa de ar polar deve agir sobre toda a região.

Ao longo da semana, os termômetros devem registrar entre 10 e 14 graus de mínima, com máxima indo dos 20 aos 22 graus, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec).

PUBLICIDADE

Região
Se os juiz-foranos acharam o dia frio, a condição foi ainda mais extrema em outras cidades da região. Em Viçosa, também na Zona da Mata, as temperaturas oscilaram entre 5,5 e 24,9 graus. No Campo das Vertentes, Barbacena e São João del-Rei tiveram mínima de 3,7 graus. A diferença é que a cidade histórica registrou máxima de 23,8 graus, com 21,6 graus em Barbacena. Em toda Minas Gerais, o recorde foi identificado em Monte Verde, no Sul, com mínima 1,6 grau negativo.

Sair da versão mobile