Ícone do site Tribuna de Minas

Vacinação contra a gripe começa na 2ª

PUBLICIDADE

A Campanha de Vacinação contra a Gripe será antecipada em Juiz de Fora, tendo início na próxima segunda-feira. As doses serão distribuídas nas Unidades de atenção primária à saúde (Uaps), no posto de vacinação montado no prédio do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), em frente ao Parque Halfeld, no PAM-Marechal e nos departamentos de Saúde da Criança e Adolescente – localizado na Rua São Sebastião 772 – e do Idoso – situado na Rua Batista de Oliveira 943. A Secretaria de Estado de Saúde (SES) está orientando os municípios a realizarem a antecipação da campanha, já que há o predomínio da circulação do vírus Influenza A (H1N1). Em sua maioria, os casos de gripe são leves e se resolvem espontaneamente, sem sequelas ou complicações. No entanto, em grupos mais vulneráveis, o quadro pode se complicar e gerar outras doenças graves, levando, até mesmo, ao óbito. Em 2016, Minas Gerais já registrou 43 mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza. Em Juiz de Fora, ainda não há notificação de óbito, conforme a Secretaria de Saúde do município.

A campanha pública começa em um momento em que a rede particular do município enfrenta falta das doses. Conforme o médico responsável pela Clínica Crescer, o pediatra Antônio de Pádua Biscotto, há a possibilidade de entrega das vacinas na próxima semana. Ele conta que, devido à grande demanda, o laboratório fornecedor teve uma pane no sistema e não está conseguindo distribuir.

PUBLICIDADE

O motorista Alessandro Carnivali está preocupado com a demora no início da campanha, já que seu filho completa 5 anos no dia 30 de abril. “Estou com medo de ele completar 5 anos, perdermos o prazo e eu ter que vaciná-lo na rede particular, onde a dose está R$ 130.” Já o instrutor prático Erick Neris está assustado com o surto de Influenza em São Paulo, que já registrou 91 mortes, o que corresponde a 57,7% dos óbitos no país. “Em Minas, já há casos da doença, e a vacina precisa de tempo para surtir efeito (demora de duas a três semanas). Meu filho tem 3 anos e possui asma. Na rede particular, a dose é cara e está escassa.”

PUBLICIDADE

Grupos prioritários
O SUS disponibilizará as doses para os grupos prioritários, composto por crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas (mães com bebês de até 45 dias), trabalhadores da saúde, idosos e doentes crônicos. A meta do Ministério da Saúde é imunizar 80% do público-alvo, que compreende 138.544 pessoas na cidade. A vacina ofertada é a trivalente e protege contra os três subtipos do Influenza: A (H1N1); A (H3N2); e Influenza B. Conforme a SES, 40% das doses já foram enviadas para os municípios. O restante deve chegar até maio.

No ano passado, a campanha precisou ser estendida três vezes para atingir a meta, vacinando 80,93% do público-alvo. Neste ano, o subsecretário de Vigilância em Saúde, Rodrigo Almeida, espera uma procura maior. “Os casos de H1N1 que estão acontecendo em outras partes do país têm chamado a atenção da população, que está mais preocupada. Por isso, esperamos uma cobertura maior para esse ano.” No ano passado, a procura menor foi de crianças e gestantes. O subsecretário aguarda o início das imunizações para avaliar se esse público irá comparecer de forma mais ativa.

PUBLICIDADE

O Dia D contra a gripe ocorrerá em todo o país em 30 de abril. Neste dia, em Juiz de Fora, além dos locais de vacinação já citados, serão montados um posto na Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Rua Alberto Vieira Lima 50, no Bairu, região Leste, e outro no Santa Cruz Shopping.

Óbitos
Em Minas Gerais, das 43 mortes notificadas por Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza, dez foram confirmadas para o vírus Influenza, sendo quatro decorrentes da H1N1 (Influenza A), duas da Influenza B e quatro da Influenza A não subtipado. Duas das mortes por H1N1 aconteceram em Frutal, uma em Andradas e uma em Lavras. As mortes por Influenza B foram nos municípios de Astolfo Dutra, na Zona da Mata, e Frutal, sendo que, neste último caso, a vítima era da cidade de São Paulo. Guaxupé registrou dois óbitos por Influenza A não subtipado, e as cidades de Ribeirão das Neves e Santa Luzia tiveram um óbito pelo vírus cada.

PUBLICIDADE

Para se prevenir dos vírus, a população pode adotar hábitos simples, como lavar bem as mãos com água e sabão com frequência, utilizar o antebraço ou lenço de papel quando for tossir ou espirrar, evitar tocar os olhos, boca e nariz após contato com superfícies, não compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados.

Sair da versão mobile