Uma mulher, de 25 anos, ficou ferida após ser soterrada por um deslizamento de terra na manhã deste sábado (21), por volta das 6h50, na Rua Nicolau Capelli, no Bairro Cerâmica, Zona Norte de Juiz de Fora. Parte da estrutura da residência foi atingida, e o imóvel acabou interditado.
De acordo com informações do 4º Batalhão de Bombeiros Militar (CBMG), a corporação foi acionada com a informação inicial de três vítimas soterradas, mas, ao chegarem ao local, os militares constataram que apenas uma moradora havia sido atingida. Ela conseguiu sair dos escombros por conta própria antes da chegada do socorro.
Ela relatou ter ficado sob os destroços com apenas um dos braços para fora. A vítima apresentava dores na região cervical, na coluna e nos membros inferiores. Após atendimento pré-hospitalar, foi encaminhada por uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para avaliação hospitalar.
No imóvel também residem os avós e a filha da vítima. Nenhum deles foi atingido e todos foram avaliados pelas equipes de atendimento no local, sendo liberados em seguida.
Duas casas foram interditadas
Durante a vistoria, os bombeiros identificaram que o deslizamento teve origem em uma pedreira localizada aos fundos da residência. A terra atingiu diretamente o quarto da moradora e um cômodo adjacente. A parede do quarto colapsou e caiu sobre a vítima.
Os bombeiros acreditam que as fortes chuvas registradas nos últimos dias podem ter contribuído para a saturação do solo e favorecido o movimento de massa.
Diante do risco de novos deslizamentos, a residência foi interditada. Os quatro moradores estão desalojados e devem permanecer temporariamente na casa de familiares.
Uma segunda casa, situada acima do imóvel atingido e próxima ao ponto do deslizamento, também foi evacuada preventivamente. No local, vivem outras quatro pessoas, que foram orientadas a deixar o imóvel até a conclusão da avaliação técnica da Defesa Civil. Os militares afirmaram que o órgão da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) esteve na ocorrência para adotar as providências cabíveis.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, além dessas duas casas, uma vistoria será realizada em terrenos e imóveis vizinhos para verificar a existência de risco iminente em outras estruturas.


