A imunização contra a Covid-19 em Juiz de Fora tem calendário definido até a próxima quinta-feira (23). De acordo com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), ainda está sendo avaliada a possibilidade de a vacinação ocorrer também na sexta-feira (24), véspera de Natal. A definição será divulgada oficialmente.
Até lá, o Município segue disponibilizando as doses normalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), no PAM-Marechal e no Departamento de Saúde do Idoso (DSI) – exclusivamente para idosos.
Segundas doses
O Município tem aplicado a segunda dose da Janssen desde o último sábado. Nesta terça-feira (21), o calendário vai contemplar todas as pessoas que receberam a dose inicial de Janssen até 9 de julho. Na quarta, devem buscar a segunda aplicação do imunizante aqueles que receberam a primeira dose até 12 de julho. Já na quinta-feira, poderão ser vacinados todos aqueles que receberam a dose de Janssen até 12 de julho ou data anterior. As vacinas da Janssen estão disponíveis no PAM-Marechal (das 14h às 20h) e nas dez UBSs de referência, das 8h às 11h e das 13h às 16h, exceto na quinta-feira, quando as unidades têm expediente até às 11h.
Já a aplicação da segunda dose de AstraZeneca segue a data descrita no cartão de vacina. Na terça, devem vacinar aqueles cuja data de retorno agendada no cartão indica 21 de dezembro; na quarta, 22 de dezembro e, na quinta, 23 de dezembro. O PAM-Marechal e as dez UBSs referência disponibilizam a segunda dose de AstraZeneca para este público.
A aplicação da segunda dose da Coronavac também segue a data descrita no cartão de vacina. O PAM-Marechal e as dez UBSs referência disponibilizam a segunda dose de AstraZeneca para este público.
Quem recebeu a primeira dose da Pfizer no dia 30 de novembro ou antes pode procurar um dos postos de imunização para receber a segunda dose nesta terça. Na quarta, será contemplado quem tomou a primeira dose em 1° de dezembro. Já na quinta, pode se vacinar quem recebeu a primeira dose da Pfizer em 2 de dezembro. O PAM-Marechal, as dez UBSs referência e outras 35 UBSs (das 8h às 11h) disponibilizam a segunda dose do imunizante.
Reforço
As doses de reforço são destinadas às pessoas de 18 anos ou mais, que receberam a segunda há, pelo menos, quatro meses e são aplicadas nas dez UBSs referência, em outras 35 UBSs e no PAM-Marechal. Os idosos que vão receber primeira, segunda dose ou vacina de reforço, além destes locais, podem ser vacinados no DSI, das 8h às 11h. Os imunossuprimidos, que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias, também devem receber o reforço. Este público pode ser vacinado no PAM-Marechal, nas dez UBSs referência e nas demais UBSs.