Ícone do site Tribuna de Minas

Troféu Resistência destaca personalidades negras em Juiz de Fora

mc xuxu e1576862799807
Mc Xuxú, cidadã benemérita de Juiz de Fora, é idealizadora de prêmio que homenageia personalidades negras da cidade (Foto: Divulgação)
PUBLICIDADE

Em novembro, o mês da Consciência Negra, até que se ouve falar sobre temas como racismo, visibilidade, representatividade, entre outras temáticas que fazem sim parte da vivência negra, mas não são sua integralidade. Por que não se fala sobre a negritude inerente a movimentos culturais como o Makoomba e o Remiwl? Por que não se fala que boa parte das drag queens que têm movimentado a cena local são negras? Por que não se fala sobre as especificidades de cada coletivo formado por pessoas negras, e se tacha, a todos eles, a pecha de militância, de “movimento negro”, como se a individualidade de cada pessoa envolvida não fizesse diferença? Buscando por voz, vez e visibilidade às muitas personalidades negras que se destacam em diferentes campos de atuação em Juiz de Fora, o Troféu Resistência foi criado para evitar esses apagamentos, e será entregue no próximo sábado, às 18h, no Museu Ferroviário (Avenida Brasil 2001, Centro).

A iniciativa é da cantora e militante trans Mc Xuxú, cidadã benemérita de Juiz de Fora, que relatou ter a ideia já há algum tempo. “Sempre tive vontade de fazer uma premiação assim. Existem várias na cidade, mas nenhuma que premia especialmente pessoas negras, que até recebem homenagens diversas em alguns casos, mas têm de certa forma, sua negritude invisibilizada e eu sempre me questionei por quê”, diz a artista. “O artista de Juiz de Fora sofre muito, mas os artistas pretos e as artistas pretas sofrem muito mais, têm muito menos apoio e reconhecimento, fazem tudo na raça, de forma independente”, pontua a cantora, explicando que o troféu também foi realizado assim, sem custeamento e também pela via independente. “Toda a votação dos premiados será feita pelo Instagram @trofeuresistencia, e as duas pessoas finalistas de cada categoria serão eleitas também por uma enquete da plataforma. O anúncio de cada premiação será feito também no aplicativo, às 17h de sábado, pouco antes da premiação. “A pessoa já vai para o prêmio sabendo que ganhou”, explica Xuxú.

PUBLICIDADE

As categorias são DJ, Dança, Drag Queen, Digital Influencer, Música, Festa, Ativista/Militante, Fotografia, Crush, Marca, Coletivo e Look. “Essa última é para premiar quem se dedicar ao visual na hora da premiação, porque vai ser um festão tipo tapete vermelho, e será votada na hora por um júri”, diz Xuxú. A escolha desta modalidade será feita pela fotógrafa Paula Duarte, o produtor de moda e estilo Higor Carlos e a produtora de mora Negah Silva. O prêmio será apresentado pelo artista Wally Castro e pela drag queen Beyoncé Ravell. A noite terá várias apresentações de artistas negras e negros. Entre as atrações confirmadas estão, claro, a anfitriã Mc Xuxú, a sambista Sandra Portela, o grupo Remiwl e o MC Brackes Mallone. A classificação indicativa do evento é de 14 anos.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile