A vacinação contra a Covid-19 continua nesta segunda-feira (22) em 48 pontos de vacinação, que são as 46 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o PAM-Marechal e o Departamento de Saúde do Idoso. Os públicos aguardados são pessoas com 12 anos ou mais que ainda não tenham recebido a primeira dose, quem vai tomar a segunda dose e, ainda, aqueles que estão aptos a receber o reforço do imunizante.
As pessoas a partir de 12 anos que, por qualquer motivo, ainda não tenham recebido a dose inicial, devem se dirigir a uma dez UBSs referência (das 8h às 11h e das 13h às 16h); 36 UBSs (das 8h às 11h); ou ao PAM-Marechal (das 14 às 20h). Além disso, as segundas doses e a vacina de reforço seguem sendo disponibilizadas nesses espaços. No Departamento de Saúde do Idosos, a aplicação acontece das 8h às 11h.
As segundas doses das vacinas da AstraZeneca e da Coronavac seguem a data descrita no cartão de vacinação. Nesse caso, as pessoas devem procurar o PAM-Marechal ou uma das dez UBSs de referência.
As pessoas que receberam a primeira dose da Pfizer até o dia 27 de setembro devem retornar aos pontos de vacinação nesta segunda-feira, por conta da mudança no intervalo entre doses, de 12 para oito semanas, conforme orientação do Ministério da Saúde. Nesse caso, é possível se dirigir a qualquer um dos postos.
O intervalo entre a segunda dose e a vacina de reforço de quem tem 60 anos ou mais, bem como dos trabalhadores da saúde, agora é de cinco meses. A aplicação acontece nas dez UBSs referência, nas outras 36 UBSs e no PAM- Marechal. Os idosos que vão receber primeira, segunda ou dose de reforço, além destes locais, podem ser vacinados no DSI. Os imunossuprimidos, que receberam a segunda dose há pelo menos 28 dias, também devem receber o reforço. Este público pode ser vacinado no PAM- Marechal, nas dez UBSs referência e nas demais 36 UBSs.
Para receber a dose de reforço, os profissionais de saúde, sejam autônomos ou que tenham vínculo com o Município, precisam ter em mãos uma série de documentos e termos de responsabilidade, que estão disponíveis no site da Prefeitura. Todas as pessoas que vão se vacinar devem apresentar os documentos pessoais, como identidade e a ficha de vacinação preenchida.
Sábado de vacinação
A imunização nesse sábado (20) foi concentrada no PAM-Marechal, no turno da manhã, das 9h às 13h. Buscaram pelo imunizante as pessoas que tinham a segunda dose marcada no cartão e, também, indivíduos que receberam a dose inaugural. Conforme a Prefeitura, a vacinação aos sábados visa a facilitar o acesso para aqueles que não conseguiram receber o imunizante ao longo da semana e é destinada a diversos públicos.