Ícone do site Tribuna de Minas

Cerveja de açaí é destaque no Inovatech

Bebida ainda não é comercializada (Foto: Eduardo Gomes/ CIÊNCIA em PAUTA)
Bebida ainda não é comercializada (Foto: Eduardo Gomes/ CIÊNCIA em PAUTA)
PUBLICIDADE

A criação de uma cerveja de açaí, idealizada por alunos da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), é uma das curiosidades da programação do IV Encontro Internacional de Inovação Tecnológica Sustentável (Inovatech), que acontece nesta sexta (20) e sábado em Juiz de Fora. Com a meta de reunir mais de mil participantes, o evento tem por objetivo inspirar empreendedores. Para atender essa expectativa, a quarta edição aposta em “cases” de sucesso para motivar os participantes. O encontro acontece no Premier Parc Hotel.

A amazonense Aurilene Siqueira, 21 anos, está em Juiz de Fora e realiza palestra no sábado. Em janeiro, ela e outros três colegas do curso de Engenharia de Petróleo e Gás formaram um grupo cujo o objetivo era estudar a funcionalidade de equipamentos. Eles escolheram a cerveja como objeto e decidiram atribuir um caráter mais regional à bebida, incluindo o açaí, fruta típica do estado, na receita. “O projeto era aprender sobre o funcionamento de equipamentos. No entanto, tentamos fazer a cerveja e deu certo.” Aurilene comenta que o grupo está se organizando para patentear o invento. A bebida ainda não é comercializada. O objetivo com a participação no evento, comenta, é despertar a curiosidade e o interesse por novos experimentos entre os participantes.

PUBLICIDADE

Na vasta programação do Inovatech estão palestras nacionais e internacionais, workshops (sobre tecnologia para inovação empresarial, apicultura, cervejaria artesanal e tecnologia fitness – longevidade), além da feira limpa, com exposição de produtos e serviços tecnológicos e sustentáveis. Um dos destaques desta sexta é a palestra de abertura “Inovação e criatividade nos negócios”, ministrada pelo presidente da Associação Portuguesa de Inovação e Criatividade, Fernando Sousa, marcada para as 9h30.

PUBLICIDADE

A empresária e uma das organizadoras do evento, Desirée Couri, explica que a crise provocou uma demanda diferenciada nesta edição do Inovatech. “Percebemos a necessidade de auxiliar na geração de negócios para a região, por isso, as discussões serão pautadas nestas três áreas. Temos uma boa produção de mel que pode encontrar o mercado de exportação, somos um circuito de cerveja artesanal e a área fitness é uma tendência que já virou realidade.”

Levantando as bandeiras de empreendedorismo, inovação tecnológica e sustentabilidade, o Inovatech pretende criar conexões entre empresários nacionais e internacionais, promover negócios, estimular a troca de experiências e o desenvolvimento de novas alternativas tecnológicas sustentáveis, além de aproximar empresários e instituições ao que está acontecendo de mais inovador nas questões de sustentabilidade. A programação completa pode ser conferida no site www.inovatechjf.com.br.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile