Ícone do site Tribuna de Minas

Resultado da eleição para reitoria da UFJF é divulgado; conheça a chapa vencedora

ufjf campus foto fernando priamo arquivo tm
PUBLICIDADE

Pelos próximos quatro anos, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) será administrada pela reitora Girlene Alves e seu vice Telmo Ronzani. O resultado da Consulta Popular para a Reitoria 2024/2028 da instituição de ensino foi divulgado na madrugada desta sexta-feira (20) pela Associação dos Professores de Ensino Superior de Juiz de Fora (Apes). A Chapa 1, UFJF das Gentes, venceu o pleito com 53,48% dos pontos no conjunto e mais de 30% dos pontos de cada segmento, conforme as regras do regulamento.

LEIA MAIS: Entrevista: Girlene Silva e Telmo Ronzani, candidatos à Reitoria da UFJF

PUBLICIDADE
Girlene Alves e Telmo Ronzani, da chapa vencedora da eleição para a reitoria da UFJF no próximo quadriênio (Foto: Leonardo Costa)

O processo eleitoral durou dois dias e terminou na última quinta-feira (19) com a Chapa 2, A UFJF que eu quero, em segundo lugar, totalizando 33,25% dos pontos, seguida pela chapa 3, UFJFs 5.0, com 12,44%. Segundo a instituição, a apuração teve início no momento em que as urnas chegaram à sede da Apes, por volta das 22h, e foi encerrada por volta das 3h. Em Governador Valadares, a apuração aconteceu no Núcleo de Práticas Jurídicas.

PUBLICIDADE

Em nota, a universidade explicou que a contagem dos votos era realizada pela mesa apuradora, que preenchia os boletins e repassava para à Comissão para a computação, dentro fórmula paritária, que distribui o peso para cada segmento da comunidade universitária: estudantes, técnico-administrativos em Educação e docentes.

A prefeita Margarida Salomão (PT) manifestou em suas redes sociais apoio à nova gestão. “Quero enfatizar o orgulho de ver a UFJF novamente dirigida por uma mulher.” A prefeita ainda ressaltou que a instituição é parte essencial da cidade e desejou que o município, a reitoria e a comunidade continuem trabalhando juntos pelo desenvolvimento da região. “Nossa saudação a toda comunidade da @UFJF_, que nesta quarta e quinta fez valer a democracia e elegeu sua nova reitoria. Meu abraço especial à querida Girlene, eleita nova reitora, e seu vice, Telmo. Que sigam construindo uma grande universidade, das melhores do país.”

PUBLICIDADE

A reportagem solicitou um balanço do número de votos recebidos ao longo do pleito para a Comissão Organizadora e aguarda o retorno. Além disso, a Tribuna entrou em contato com as chapas participantes para saber o posicionamento de cada uma sobre o andamento e resultado da eleição.

Conheça a chapa vencedora

Girlene Silva atuou como vice-reitora da UFJF por dois mandatos da gestão do reitor Marcos David. Professora do curso de enfermagem da instituição há 26 anos, ela divide a responsabilidade de continuar à frente da gestão da Universidade com o professor Telmo Ranzoni, do curso de Psicologia. Diferente de Girlene, Telmo participa pela primeira vez da gestão da reitoria, mas conta com experiência em gestão pública, principalmente fora da UFJF, quando foi diretor da Secretaria Nacional de Políticas Sobre Drogas.

PUBLICIDADE

Ao longo do mês, a Tribuna entrevistou as três chapas que disputaram o pleito. A matéria com a chapa vencedora pode ser conferida aqui.

Oposição destaca fortalecimento da instituição com o pleito

Segunda colocada na Consulta Pública, a chapa “A UFJF que eu quero”, formada pelo Lyderson Viccini e Mônica Ribeiro, agradeceu o apoio durante o processo eleitoral e afirmou que estará junta na busca pelo fortalecimento da UFJF.

Uma Universidade pública, produtora de conhecimento que alimenta a sociedade merece um processo eleitoral com propostas robustas e debates que reflitam suas complexidades. Um processo autônomo, moderno, sem interferências externas, e que tem sempre a produção do saber e a formação de recursos humanos para a sociedade, como base para a tomada de todas as decisões. Foi essa a nossa proposta. Representei nesse período eleitoral um grupo que se alinhou em torno do ideal de uma universidade de excelência, inclusão e sustentabilidade e, mais importante, de um projeto que se dedicou a compartilhar ideias e ouvir os anseios de uma comunidade que tem muitos desafios. Questões estruturais que são rotineiramente adiadas precisam entrar em pauta. Foi uma caminhada riquíssima, temos sentimento de conquista, de transformação, refletimos sobre onde queremos chegar e contribuímos também para disseminar o pensamento de que é preciso repensar processos essenciais dentro da instituição. Foi um belo caminho. Agradecemos a todos e todas os que estiveram nele junto conosco. Olhares, falas e até o silêncio nos mostraram que nosso projeto representa os anseios de uma parcela significativa da Instituição. Nos sentimos honrados e agradecidos pela confiança depositada, na certeza de que juntos estaremos na construção da UFJF que nós queremos. 

Já a terceira colocada, UFJFs 5.0, integrada por Flávio Takakura e Eliana Ferreira, desejou sucesso para nova gestão e destacou a importância da democracia.

PUBLICIDADE

Foi uma experiência importante debater com a comunidade universitária  sobre os rumos da nossa universidade. É da essência de uma instituição acadêmica contrapor ideias e ideais. Acreditamos que todos ganham no processo. É a virtude da democracia. A instituição se fortalece. Os que hoje estão na gestão, percebem que são acompanhados de perto. Lançamos nossas ideias de uma universidade 5.0 porque, de fato, vislumbramos um futuro desafiador e sabemos que a universidade pública tem elementos fundamentais para colaborar com as soluções desse futuro. Desejamos a Girlene e Telmo, da chapa 1, que tenham sucesso na condução e estaremos juntos pela nossa querida UFJF.

 

 

Sair da versão mobile