Uma grande operação contra o tráfico de drogas está em andamento nesta quinta-feira (20) em Juiz de Fora e região. De acordo com as primeiras informações do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), são cumpridos, no total, 250 mandados relacionados ao tráfico, lavagem de dinheiro e roubo, além de outros crimes. Ao todo, são 31 mandados de prisão preventiva, 61 de busca e apreensão, 148 de sequestro de veículos, dez de sequestro de indisponibilidade de imóveis, além da apreensão e indisponibilidade financeira na ordem de R$ 55 milhões.
A ação, intitulada Operação Transformers, conta com o apoio, também, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e as polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal. Dois helicópteros, da PM e da PRF, participam da operação.
Segundo o MPMG, as investigações começaram há aproximadamente dois anos e resultaram na identificação de uma “extensa e complexa organização criminosa com atuação concentrada na Zona da Mata mineira, especialmente na cidade de Juiz de Fora”. A suspeita é que o grupo seja o responsável pelo fornecimento e abastecimento de drogas para traficantes na região.
A estrutura do grupo criminoso, ainda conforme o MPMG, conta com diversos núcleos, entre eles setores de logística e financeiro, responsável pela lavagem de dinheiro. Também é apurado um setor de corrupção, responsável por proteger as atividades ilícitas com “informações privilegiadas de atividades policiais e demais condutas para evitar a responsabilizarão de integrantes da organização”.
Além disso, as investigações descobriram que o grupo atuava em outras associações criminosas para a prática de diversas atividades ilícitas, entre elas, o comércio ilegal de peças de veículos provenientes de crime, corrupção de agentes públicos e lavagem de dinheiro.
A suspeita é da movimentação de aproximadamente R$ 1 bilhão nos últimos cinco anos.
Participam do cumprimento dos mandados, todos expedidos pela 1ª Vara Criminal de Juiz de Fora, oito promotores de Justiça, 24 agentes policiais do Gaeco, seis servidores do MPMG e 250 policiais das forças de segurança, dentre eles, 17 equipes da Corregedoria-Geral da Polícia Civil. Conta, ainda, com apoio da Polícia Militar do Meio Ambiente, Polícia Penal e da Secretaria de Estado de Fazenda.