Com a proposta de aproximar os jovens dos trabalhos desenvolvidos por seus pesquisadores, a UFJF vai lançar no dia 25 de outubro o game Eis a Questão. Em forma de aplicativo, a plataforma servirá como um espaço de interação entre a universidade e seus pesquisadores com um público que, normalmente, não conhece os estudos feitos no campus. A ideia é mostrar que as pesquisas realizadas na instituição impactam diretamente na qualidade de vida da população, afirma a coordenadora de Divulgação Científica da Imagem Institucional, Bárbara Duque.
Para ela, esta é a melhor forma de aproximar a iniciação científica com o público jovem. “A produção científica cresceu muito dentro da UFJF e, muitas vezes, o que era produzido era pouco divulgado. Por isso criamos a revista científica A3, voltada especificamente para este público. No entanto, com o tempo, percebemos que a revista não atingia o público jovem. Sendo assim, desenvolvemos, através de um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), um meio com uma linguagem mais adequada para mostrar os avanços científicos e aproximar esse público da instituição. Queremos mostrar que a ciência é mais encantadora do que eles imaginam”, destaca Bárbara.
Através do aplicativo, o estudante poderá participar de um desafio utilizando um avatar. Durante o jogo, o participante poderá mostrar com qual área de conhecimento têm mais afinidade, funcionando como uma espécie de teste vocacional. O Eis a Questão é um game em formato de quiz que poderá ser jogado tanto no computador, quanto em tablets e smartphones. Aos jogadores serão apresentadas perguntas relacionadas às pesquisas realizadas na UFJF e três opções de resposta. Além disso, a ciência e a tecnologia serão apresentadas em formato de curiosidades. Os jogadores também terão acesso às suas posições nos rankings, por escola e geral.
Jornada Científica
O lançamento do game irá ocorrer dentro da 6ª Jornada de Divulgação Científica, que este ano tem como tema: “A matemática está em tudo”. O evento acontece entre os dias 23 e 29 de outubro, com entrada aberta ao público. Além receber os estudantes na UFJF, os professores da instituição vão levar suas pesquisas a nove escolas do município. Um dos estudos que será apresentado é o uso de drones. A proposta é desmistificar a ciência e interagir com as crianças.
Segundo a coordenadora de Divulgação Científica da Imagem Institucional, Bárbara Duque, pelo menos mil alunos de escolas públicas devem ser impactados pela popularização da ciência promovida pela jornada, que está com as inscrições abertas gratuitamente no site da UFJF ou pelos telefones 2102-6913 e 2102-6914.
Pela primeira vez, o evento será sediado no novo prédio do Centro de Ciências, localizado no campus da universidade. A programação reúne olhares de diversos conhecimentos sobre a matemática, desde abordagens mais lúdicas _ como sessões no Observatório Astronômico, contação de histórias e demais atividades interativas _ até palestras com pesquisadores de áreas como a música, histórias em quadrinhos e educação, além da própria ciência exata. O cronograma do evento encontra-se disponível no site da UFJF. As vagas são limitadas à ocupação do local, que comporta cem pessoas.