Com o objetivo de solicitar reforma e ampliação da UBS de São Pedro, na Cidade Alta em Juiz de Fora, os integrantes do Conselho Local de Saúde realizaram uma manifestação na manhã desta quarta-feira (20). O movimento buscou mobilizar os moradores da região e chamar a atenção para a necessidade de melhorias na estrutura da unidade, que já não estaria mais comportando o atendimento à população em crescimento da região.
Como lembrado pelo presidente do Conselho Local de Saúde, Welington de Miranda, a UBS foi inaugurada em 1997, entretanto, a planta do espaço possui mais de 40 anos, data de 1978. “Naquela época, a população aqui da Cidade Alta era muito inferior à atual. Cresceu muito. Hoje, a unidade, além de atender todos os condomínios que foram implantados aqui na região, atende também aquelas pessoas que vêm trabalhar na construção civil e alunos da universidade”, aponta.
Ainda conforme Miranda, o conselho, desde o início do ano, demanda essa questão junto à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), sendo que também já haveria uma emenda parlamentar destinada para essa ampliação, disponibilizada pela prefeita Margarida Salomão (PT) na época em que ela era deputada federal. O grupo ainda teria sido informado sobre a licitação para as obras na UBS, mas o certame seguiria sem prazo para ser divulgado. “Hoje, falta estrutura e faltam profissionais. A equipe que se encontra lá é muito boa, só que eles não dão conta.”
Em vídeos divulgados pelo Conselho Local de Saúde, moradores da região queixam-se de problemas como demora no atendimento, sendo que muitos relataram ir à UBS de madrugada para conseguir atendimento. “Em situação de sol forte ou chuva, as pessoas não têm onde ficar em uma área coberta adequada ou uma sala de espera. Não tem banheiro para eles. É preciso chegar mais cedo para conseguir vaga, inclusive pessoas idosas e com necessidades especiais. Está desumano o atendimento à saúde aqui nessa UBS”, diz Miranda.
Saúde afirma que projeto de ampliação está pronto
Em nota encaminhada à Tribuna, a Secretaria de Saúde informou que finalizou o projeto de ampliação da UBS de São Pedro, sendo que o mesmo foi encaminhado para realização da licitação. “Assim que for concluída a licitação, a obra será iniciada”, afirma a pasta. A Administração municipal não comentou, entretanto, sobre a emenda parlamentar que teria sido disponibilizada pela chefe do Executivo quando era deputada federal.