Juiz de Fora recebeu, nesta segunda-feira (20), mais de 29 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Segundo a Superintendência Regional de Juiz de Fora (SRS-JF), são 19.940 unidades da Pfizer e 9.395 da AstraZeneca. A remessa da Pfizer deve ser direcionada a adolescentes e à aplicação da terceira dose em idosos. Já a AstraZeneca deve suprir parte do atraso no calendário de segunda dose do imunizante, que contemplou, até esta segunda, pessoas que deveriam ter recebido a segunda dose até 8 de setembro.
De acordo com a SRS-JF, as doses de Pfizer são para primeira aplicação em adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades e aplicação de doses de reforço na população acima de 60 anos institucionalizada. A AstraZeneca, por sua vez, deve atingir os trabalhadores de indústria, profissionais de saúde, trabalhadores do transporte coletivo e pessoas de 55 a 59 anos.
No total, a SRS-JF recebeu 29.940 doses de Pfizer e 12.500 de AstraZeneca para atender a todos os 37 municípios de abrangência da regional. Nesta segunda, apenas Juiz de Fora recebeu as doses. As demais cidades receberão a remessa nesta terça-feira (21), a partir das 8h30. “Até o momento, todas as remessas foram enviadas com segurança e sem intercorrências, garantindo principalmente, a qualidade dos imunobiológicos”, informou, por nota, a SRS-JF.
Calendário
Nesta segunda, foi dado o início na aplicação da dose de reforço nos idosos com 70 anos ou mais e que já tenham tomado as duas doses da vacina contra a Covid-19 há mais de seis meses. Também são atendidos adolescentes com comorbidades entre 16 e 12 anos. Os dois grupos precisam, necessariamente, do produto da Pfizer, a única com liberação expedida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para a dose de reforço e para primeira aplicação em pessoas com 17 anos ou menos. A aplicação das segundas doses de Pfizer e Coronavac ocorrem normalmente no município.