Quem olhou para o céu de Juiz de Fora na noite da última segunda-feira (19) e na madrugada desta terça-feira (20) pôde ver um fenômeno astronômico raro: a superlua azul. O evento acontece quando a lua cheia coincide com sua maior proximidade da Terra. Desta vez foi possível ver a combinação de uma superlua e uma Lua azul.
A lua fica aparentemente maior e mais brilhante durante este fenômeno e pode ser vista de qualquer lugar sem a necessidade de equipamentos especiais. Essa foi a primeira das quatro superluas que estão previstas para acontecer ainda em 2024. As superluas restantes de 2024 ocorrerão em 18 de setembro, 17 de outubro e 15 de novembro.
Diferente do que o nome sugere, a lua azul não tem relação com a sua coloração, na verdade, ela recebe essa nomenclatura por ser a segunda lua cheia que ocorre em um mesmo mês, um fenômeno que só acontece a cada dois anos. Esta foi a terceira lua cheia desde que o inverno começou e teremos uma quarta lua cheia em setembro antes do fim da estação.
De acordo com a Nasa, a superlua de setembro também será um eclipse lunar parcial, o que significa que a Terra lançará sua sombra sobre parte da lua, sendo assim não será tão fácil de observar. Mas a de outubro é a mais aguardada pois será a maior e mais brilhante lua do ano.