Ícone do site Tribuna de Minas

Ciência ao bar comemora um ano com palestra de professor premiado pela Capes

ciencia ao bar divulgação CAPA
ciencia ao bar divulgação
Evento reuniu cerca de mil participantes em um ano de existência (Foto: Divulgação/Ciência ao Bar)
PUBLICIDADE

Trezentos e sessenta e cinco dias, 19 edições, mil participantes, 20 pesquisadores palestrando. O projeto Ciência ao Bar comemora um ano de existência nesta quarta-feira (22). Para marcar a data, a 20ª edição do evento terá a presença do professor do curso de Sociologia da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Dmitri Fernandes, que lançará o livro Sentinelas da Tradição, baseado em sua tese de doutorado, que trata sobre a sociologia da música, vencedora do prêmio Capes de melhor tese da área em 2011. Dmitri falará ao público sobre os aspectos políticos, econômicos e sociais por trás do gosto musical. O evento ocorrerá na quarta-feira, às 19h, no Bar Arteria, que fica na Rua Chanceler Oswaldo Aranha, 535, São Mateus.

Para o organizador do Ciência ao Bar, Lucas Miranda, o melhor em poder comemorar a data é ver que o evento está resistindo e se solidificando. “O fato de ser um evento de divulgação científica, o primeiro em Juiz de Fora neste formato, e independente, ele está resistindo. A gente não tem vínculo com a UFJF, apesar de a universidade nos apoiar bastante e a também não temos vínculo com nenhuma empresa. Recebemos um patrocínio, mas ele é pequeno. Vemos também que cada vez mais as pessoas se interessam pelo assunto”.

PUBLICIDADE

Lucas conta que o projeto serve de modelo e inspiração para o universo da divulgação científica de outros estados. “Alguns pesquisadores me procuram para participar do evento como palestrantes. Eu recebi convites para dar palestras sobre divulgação científica. Pessoas de outros estados me procuraram porque querem criar uma espécie de Ciência ao Bar em suas cidades”.

PUBLICIDADE

Se depender do organizador, projetos para fazer o evento crescer não vão faltar na nova idade. A expectativa é diversificar mais as temáticas do Ciência ao Bar e atingir nichos cada vez mais diferentes, envolver mais instituições de ensino e pesquisa na cidade, bem como mais setores da UFJF. Também quer trazer novos pesquisadores, que tenham renome nacional, para eventos especiais, produzir um podcast de divulgação científica pautado principalmente pelas apresentações do Ciência ao Bar e incentivar ou realizar, através de parcerias, novas atividades de divulgação científica, em outros espaços e para outros públicos.

Sair da versão mobile