A prefeita Margarida Salomão (PT) sancionou o projeto de lei que visa à criação do Parque Municipal da Represa São Pedro. De acordo com a prefeita, por meio da assessoria da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o passo dado hoje é o começo da viabilização do Parque São Pedro, que se junta ao Poço Dantas, ao Parque Municipal, ao Parque Mariano Procópio, ao Jardim Botânico e ao Parque da Lajinha. A prefeita enfatizou que não são muitas as cidades que possuem essas áreas em espaço urbano, e destacou que Juiz de Fora carrega tradição na área de preservação do meio ambiente.
Na contrapartida do projeto, o Município vai disponibilizar áreas ao âmbito particular, que passará ao Município a área no entorno da Represa São Pedro. Para tal, foi assinado um documento que concede a possibilidade da permuta entre a Prefeitura e a Sociedade Empresária Flor de Liz Imóveis LTDA, para a construção do Parque.
A Sociedade Empresária Flor de Liz Imóveis LTDA, como parte do processo, irá construir do zero uma creche de 600m² nas proximidades do bairro São Pedro. Para além, irá reflorestar o horto quase em completo, ficando de fora os 5 mil m² que foram o objeto da permuta. Também ocorrerá a recolocação do Ecoponto no Bairro Linhares, entre outras melhorias, como informa a Prefeitura. “É importante mencionar estes aspectos da transação para que a cidade fique sabendo e testemunhe que estamos realizando um grande negócio para Juiz de Fora”, destacou a prefeita.
Para Rodrigo Mendonça, diretor da Sociedade Empresária Flor de Liz Imóveis, a criação do Parque é motivo de comemoração em toda a cidade. “Ficamos muito satisfeitos, muito honrados de participar de um projeto tão importante para a cidade de Juiz de Fora. A qualidade das áreas públicas tem uma relação direta com a qualidade de vida do cidadão. O esforço que a Prefeitura tem feito para qualificar as áreas comuns do nosso município tem sido muito relevante e tenho certeza que o impacto será muito positivo em um curtíssimo prazo. O parque São Pedro é um belo presente para a cidade de Juiz de Fora”, disse, também por meio da PJF.
A área do entorno da represa da qual PJF toma posse compreende 736.191,30 m² e está localizada à margem esquerda da antiga estrada Juiz de Fora-Torreões. No que diz respeito às partes cedidas pelo Executivo, as quatro áreas estão são entre a Avenida Prefeito Mello Reis, a Rua Diva Garcia e o loteamento Estrela Alta.