Mais duas mortes por Covid-19 foram registrada nesta segunda-feira (20), pela Secretaria de Saúde da Prefeitura, contabilizando 95 óbitos desde o início da pandemia. As duas vítimas são idosas. Uma delas, de 74 anos, morreu nesta segunda e tinha doença neurológica crônica. A outra idosa, 78, morreu na última sexta (17) e tinha diabetes mellitus como comorbidade. Uma outra morte segue sendo investigada.
Com as atualizações, mais 33 novos casos foram confirmados, entre domingo e esta segunda, totalizando 3.093 pessoas infectadas. O boletim ainda registrou mais 278 novas suspeitas, contabilizando 11.628. Todos os dados são referentes a moradores de Juiz de Fora. O balanço é disponibilizado pela Prefeitura no site covid19.pjf.mg.gov.br, criado para divulgar informações sobre o coronavírus.
160 pacientes internados
Informações disponibilizadas pela Prefeitura, por meio do painel gerencial de dados da Covid-19, mostravam que até 20h desta segunda-feira a taxa de ocupação total de leitos de UTI na cidade era de 71,79%. Do total de 280 leitos existentes, 201 estavam ocupados. Destes, 67 eram em razão da Covid-19 (pacientes com suspeita ou diagnóstico). Em recorte que considerava apenas os equipamentos de cuidados intensivos credenciados ao SUS, o índice de ocupação subia para 76,57%.
Em relação aos leitos de enfermaria, até o mesmo horário, 53,34% estavam ocupados. Ou seja, dos 1.363 equipamentos de enfermaria existentes em toda a rede de saúde de Juiz de Fora, 727 estavam ocupados. Das pessoas internadas em enfermaria, 93 tinham resultado positivo ou aguardavam diagnóstico para a Covid-19.
Em sua totalidade, a cidade tinha 160 casos de hospitalização devido ao coronavírus. O painel gerencial da Prefeitura também apontava que a taxa de isolamento social na cidade, nos últimos sete dias, estava em 48,98%.
UFJF divulga número de exames
A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou dados referentes aos testes de Covid-19 (PCR em Tempo Real) realizados nos dois laboratórios da instituição. Entre 13 e 17 de julho, foram emitidos 3.741 laudos de 18 municípios. De Juiz de Fora, neste período, a universidade cadastrou 516 exames e emitiu 508 laudos. Oito ainda encontram-se em análise.
A divulgação será feita semanalmente, e os números informados são referentes às amostras recebidas, aos laudos emitidos e às amostras em análise, além do total de exames acumulados realizados.
A UFJF, em parceria com a Prefeitura, é a responsável pela realização de todos os exames de Covid-19 oriundos do SUS de 52 municípios das regionais de saúde de Juiz de Fora e Leopoldina.
Em 18 de maio, os laboratórios receberam o certificado de qualidade da Fundação Ezequiel Dias (Funed), vinculada ao Estado.