
A PJF iniciou nesta semana mais uma etapa para construção da alça do viaduto Augusto Franco, elevado entre a Avenida Brasil e a Praça Antônio Carlos, na região central da cidade. Os trabalhos compreendem fundação, blocos, pilares, estrutura metálica e laje superior. As intervenções acontecem dentro da faixa de domínio da linha férrea, por isso não há interferência no trânsito.
Técnicos e funcionários da construtora responsável realizam nas próximas semanas a cravação das estacas para a fundação dos blocos de concreto armado, que sustentarão a superestrutura. Ao todo, serão 57 estacas, com 13 metros de profundidade, em seis blocos, que serão concretados em seguida.
A construtora responsável pela obra, Paineira Engenharia, tem o objetivo de concluir a obra no início de 2019, conforme prevê o contrato, orçado em R$ 4,2 milhões. O prazo estipulado para concluir os trabalhos é de oito meses.
A ideia é que o novo traçado permita acesso dos veículos diretamente à Avenida Francisco Bernardino, em direção à Praça da Estação, com objetivo de reduzir as retenções em outros corredores de tráfego importantes, como as avenidas Itamar Franco e Getúlio Vargas.
Esta é a quinta intervenção urbanoviária promovida pela Prefeitura com o intuito de reduzir os impactos da malha urbana com a linha férrea. Somam a este trabalho as obras já feitas de três pontes sobre o Rio Paraibuna, além do viaduto Engenheiro Renato José Abramo, na altura do Clube Tupynambás, ainda em andamento.
As intervenções são custeadas com recursos do Ministério dos Transportes, a partir de um convênio com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit), e contrapartida da Prefeitura, e compõe o conjunto de obras viárias anunciadas ainda em 2012, que também prevê a construção de viadutos.