O outono começa nesta terça-feira (20), às 13h15, em todo o hemisfério Sul, e traz consigo o início de mais um período de estiagem. Por ser uma estação transitória, são esperados dias com características distintas, sendo o início mais parecido com o verão e o término semelhante ao inverno. Até 20 de junho, gradativamente, o juiz-forano deverá observar uma redução nos índices registrados nos termômetros, principalmente durante as madrugadas de céu claro.
Como as nuvens funcionam como isolante térmico, a ausência delas representa grande amplitude ao longo de 24 horas, isso é, diferença significante, superior a 10 graus, entre a máxima e a mínima. A partir de junho, o tempo também fica mais seco, com alta umidade relativa do ar durante as manhãs, formando nevoeiros, e baixa umidade nas tardes. É nesta condição que aumenta a incidência de doenças respiratórias, como rinite, bronquite e sinusite, e também oftalmológicas, como as conjuntivites.
Verão
O verão que termina nesta terça foi marcado pela irregularidade do volume de chuvas. Dezembro, historicamente o mais chuvoso do ano, terminou com apenas 27% das precipitações previstas. Porém, gradativamente, a normalidade foi alcançada nos meses seguintes. Em janeiro grandes pancadas de chuvas contribuíram para o alcance de 87,6% do volume previsto, mas foi só em fevereiro que a média foi superada, com 21,3% a mais de chuva do que o esperado.
Março, em 19 dias, já tem 8,6% de acumulado além da média, principalmente em razão da forte tempestade registrada entre a noite do dia 10 e a madrugada do dia 11, que representou a maior concentração pluviométrica, em 24 horas, desde 2002. Com relação aos termômetros, apenas fevereiro foi mais frio que o esperado. Março, até o momento, concentra a maior diferença se comparada à media da máxima, com 3 graus além do previsto (ver quadro).
Primeiro dia
Uma frente fria que atua no litoral Sudeste do país deixa instável parte de Minas Gerais, incluindo a Zona da Mata, nesta terça-feira. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Juiz de Fora o céu fica entre o parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuvas e trovoadas em áreas isoladas. Os termômetros devem oscilar entre 18 e 32 graus.