
O Hospital Regional João Penido (HRJP), localizado no Bairro Grama, Zona Nordeste de Juiz de Fora, realizou, nessa segunda-feira (17), uma cirurgia de captação de múltiplos órgãos e tecidos. O procedimento foi executado pela primeira vez na instituição da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) e, conforme a Agência Minas, já beneficia pacientes que aguardam na fila por um transplante, com a doação de fígado, rins e globos oculares. Esses órgãos têm potencial para mudar a história de até quatro pessoas que aguardam a chance de uma nova vida.
A cirurgia ocorreu durante o período da manhã, com o suporte da equipe do MG Transplantes, inclusive na aquisição do serviço que realiza o exame para detecção de morte encefálica. Os órgãos doados foram encaminhados para Belo Horizonte. Já as córneas foram enviadas ao Banco de Tecidos Oculares do próprio Hospital Regional João Penido, para beneficiar pacientes da região que necessitam de transplante de córneas.
A gerente assistencial do HRJP, Fernanda Rezende Garcia, destacou o trabalho coletivo para que as doações pudessem ocorrer. “Tivemos a mobilização do CTI adulto, do bloco cirúrgico, do setor de imagens e o apoio da direção do hospital. Isso fez toda a diferença”, destacou Fernanda.
Atualmente, 4.018 pessoas aguardam por um órgão e 4.258 por córneas em Minas Gerais. No ano passado, o estado realizou 1.078 transplantes.
João Penido
O Hospital Regional João Penido é um hospital geral de média e alta complexidade, com maternidade de alto risco, e atende cerca de 1,7 milhão de habitantes não apenas de Juiz de Fora, mas também de outros 93 municípios da macrorregião Sudeste de Minas Gerais.
Entre os serviços disponibilizados na estrutura local, há a oferta de internação clínica em pneumologia sanitária, cirurgia geral, pediátrica, entre outras, atendimento clínico pediátrico, além de centro de reabilitação para incapacidades físicas. A unidade também conta com leitos de terapia intensiva para adultos, crianças e recém-nascidos.