Ícone do site Tribuna de Minas

Fumacê prioriza áreas estratégicas

PUBLICIDADE

Com início na última quinta-feira(18) nos bairros da Zona Sul, a aplicação de fumacê será estendida a outras regiões da cidade no fim de semana. De acordo com o subsecretário de Vigilância em Saúde, Rodrigo Almeida, serão atendidos os bairros Marumbi e Bonfim, na Zona Leste, e Milho Branco, na Zona Norte, neste sábado. Já no domingo, o inseticida será aplicado no São Pedro, na Cidade Alta, e Vida Ideal, na Zona Sudeste. Os horários de aplicação serão das 5h às 9h.

De acordo com Rodrigo, a prioridade é dada aos locais onde há o maior número de casos notificados. “A gente chama de locais com alta transmissão. Nosso planejamento é aplicá-lo na parte urbana de Juiz de Fora como um todo, mas vamos priorizar essas áreas que são chamadas de estratégicas. Neste início da aplicação, estamos fazendo de forma mais minuciosa, mais lenta, em um período mais definido”, explica.

PUBLICIDADE

Segundo Rodrigo, também está sendo utilizado o equipamento de bomba costal, que vai junto do veículo para atender áreas onde a bomba do carro do fumacê não atinge, como locais mais baixos e galerias. O inseticida utilizado na ação é o Mathation, usado em baixo volume, misturado com água. A distribuição, de acordo com o subsecretário, é feita pelo Ministério da Saúde aos estados, que repassam aos municípios.

PUBLICIDADE

Diante da necessidade de aplicação do produto, a população tem sido orientada pelos agentes em um trabalho de educação em saúde. Além disso, um carro de som tem circulado pelas ruas anunciando medidas cautelares durante a aplicação do inseticida. “Nós temos agentes que fazem um trabalho de educação em saúde, carros de som que fazem alerta para a população: recolher os animais de estimação, cobrir os alimentos, abrir portas e janelas.”

 

PUBLICIDADE

Exército

De acordo com Rodrigo, após realizarem um intenso trabalho na Zona Norte e na região Central, boa parte das equipes que somam 70 homens do 4ª Batalhão de Infantaria de Montanha (Leve) passará a atuar, na próxima semana, junto aos agentes de endemia nos bairros da Zona Sul. Na campanha nacional, que chega à quarta fase, outros 70 homens vão visitar escolas da rede pública e privada para disseminar informações sobre a gravidade do problema e o papel dos cidadãos no combate ao Aedes. “A participação do Exército em Juiz de Fora se dá de forma diferenciada de outros municípios, ela é efetiva e diária”, explica o prefeito Bruno Siqueira (PMDB).

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile