Ícone do site Tribuna de Minas

UBS do Vila Ideal tem ameaça de paralisação de servidores após surto de Covid-19

UBS Vila Ideal 1 723x452 1

(Foto: Divulgação/Sinserpu)

PUBLICIDADE

Servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Vila Ideal, na Zona Sudeste, ameaçaram paralisar as atividades, na manhã desta quinta-feira (20), após um suposto surto de Covid-19 entre os trabalhadores da unidade. A informação foi passada à reportagem pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sinserpu), que esteve no local para resolver o impasse. Após protesto, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Juiz de Fora (SS-PJF) realizou a testagem dos funcionários da UBS e dos dois laboratórios que ficam na unidade. A pasta afirmou que a unidade funcionará normalmente até que os resultados sejam liberados em até 72h.

De acordo com a secretaria, devido a ausência de sintomas, e enquanto os resultados não saem, nenhum funcionário será afastado, portanto, a UBS e o laboratório funcionarão normalmente na sexta-feira (20). A SS salientou que, “de acordo com o decreto publicado pela PJF, o afastamento deve ocorrer caso seja confirmado, por meio de atestado, o diagnóstico do servidor ou empregado público para Covid-19 ou Influenza A (H3N2)”. A secretaria, por fim, garante que está monitorando de perto todos os funcionários e irá adotar as medidas cabíveis caso eles testem positivo.

PUBLICIDADE

Ameaça de paralisação

Conforme o Sinserpu, os trabalhadores da UBS do Vila Ideal manifestaram descontentamento após três funcionários do local testarem positivo para Covid-19 na quarta-feira (19). Ainda há, segundo a entidade, outros dois trabalhadores com suspeita de contaminação pela doença. Os demais servidores solicitaram, então, liberação para utilizar alguns dos kits de testagem da unidade de saúde para que pudessem averiguar se houve transmissão da doença entre eles.

PUBLICIDADE

Inicialmente, ainda segundo o sindicato, a PJF teria negado o pedido, gerando insatisfação nos servidores. “Esses funcionários solicitaram que fossem feitos testes para ver se eles poderiam vacinar ou não, porque eles iam começar a vacinar as crianças hoje”, disse o diretor de base do Sinserpu, Rosivaldo Gervásio.
“O sindicato esteve lá, nós orientamos os funcionários a paralisar as atividades e só voltar quando fosse feito o teste. Houve um constrangimento, uma demora para atender”, diz Gervásio. Após a indefinição, a Prefeitura liberou a testagem dos trabalhadores e as atividades da UBS foram retomadas na medida em que os funcionários testaram negativo. “Eles fizeram alguns testes agora pela manhã e os que deram negativo estão trabalhando”, confirma o líder sindical.

O mesmo imbróglio ocorreu entre os trabalhadores do Laboratório Central (Lacen) e do Laboratório de Cargas Virais, ambos situados no mesmo prédio da UBS do Vila Ideal. Nesse caso, a liberação para a testagem contra Covid-19 demorou um pouco mais, e os servidores chegaram a cruzar os braços até que a liberação da Prefeitura. Posteriormente, o exame foi feito.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile