Ícone do site Tribuna de Minas

Secretaria da Saúde promove vacinação até as 17h

vacina leo

Pessoas procuram o posto montado no prédio (Foto: Leonardo Costa)

vacina leo1
Espaço Cidadão recebeu pessoas que buscavam a vacina ao longo de todo o sábado (Foto: Leonardo Costa)
PUBLICIDADE

A Secretaria de Saúde destinou 66 postos de saúde, neste sábado (20), para a vacinação daqueles que ainda não tomaram a dose da vacina contra a febre amarela em Juiz de Fora. As unidades ficaram abertas das 8h às 17h. Uma delas funcionou no Espaço Cidadão Centro, no Parque Halfeld, onde o movimento era considerado normal. Todavia, a espera para aplicação das doses em idosos era um pouco mais demorada.

“Para as pessoas da terceira idade está mais difícil, pois aqui só tem um médico para fazer a triagem e, como as pessoas que passam por aqui veem o posto aberto, a procura está sendo maior”, disse a moradora do Centro, Marta Gonçalves, 51 anos, que estava acompanhando a mãe. “Considero que deveria haver mais de um médico aqui. Minha mãe, de 81 anos, e outras pessoas da terceira idade esperaram por mais de uma hora e não tem cadeira para eles se sentarem. Essa avaliação na triagem para os idosos é demorada. Já a fila de quem tem menos de 60 anda mais rápido”, reclamou.

PUBLICIDADE

No local, a orientação era para que as pessoas também fossem ao Departamento de Saúde da Criança e Adolescente, na Rua São Sebastião, Centro, e ao Departamento de Saúde do Idoso, na Rua Batista de Oliveira, para que pudessem se vacinar. “Estamos passando nas filas para fazer a orientação e já solicitamos a vinda de outro médico para poder ajudar nessa avaliação”, afirmou a enfermeira que trabalhava no local, Letícia Pereira.

PUBLICIDADE

Aumento da procura
Conforme a Secretaria de Saúde, somente em janeiro, a Prefeitura recebeu 36 mil doses da vacina, e outras 20 mil são aguardadas. Destas 36 mil, 31.400 já foram distribuídas para os postos, e, até o dia 13, 3.773 doses haviam sido aplicadas. Segundo informações do Setor de Imunização da pasta, o aumento da procura começou a ser observado no início desta semana, chegando no pico na quarta-feira (17). Ainda de acordo com o setor, o que tem sido observado é que muitas pessoas que procuram os postos para se imunizar já tomaram a vacina, e, assim, não precisariam de nova aplicação.

Sair da versão mobile