A Secretaria de Saúde confirmou, neste sábado (20), que mais três pacientes com suspeita de febre amarela foram internados na cidade. Dois deles estão no Hospital Regional João Penido. O terceiro também teria sido atendido no hospital, mas morreu. Por serem moradores de cidades vizinhas que estão se tratando em Juiz de Fora, a assessoria de comunicação da secretaria afirmou que não pode repassar informações sobre a identidade dos pacientes, cidades de origem ou estados de saúde. A Tribuna procurou a Secretaria de Estado de Saúde (SES) e a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), mas aguarda retorno da equipe de plantão. Em contato com o João Penido, a Tribuna foi informada de que não havia ninguém da direção do hospital para confirmar a informação.
Com as suspeitas, sobe para cinco o número de casos que podem ter relação com a doença na regional de saúde de Juiz de Fora. Na última quinta-feira, um juiz-forano de 58 anos morreu devido a uma hepatite fulminante, mesmo após ter sido submetido a um transplante de fígado. Horas depois, um idoso de 66 anos, oriundo de uma cidade da região, também morreu com suspeita da doença. Nenhum dos casos foi confirmado pela SES.
Sobre as suspeitas, a Secretaria de Saúde informou que não é possível confirmar se eles estavam infectados com a doença, pois os resultados dos exames que podem comprovar a condição ainda não foram divulgados pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), de Belo Horizonte. Enquanto aguarda os resultados, a secretaria ampliou os horários de vacinação contra a febre amarela em Juiz de Fora.
Situação de emergência
Em Minas Gerais, 15 óbitos pela doença já foram confirmados pela SES até a última quarta-feira (17). No entanto, pelo menos mais cinco mortes ocorridas no estado podem ter relação com a doença. Neste sábado (20), o governador Fernando Pimentel (PT) decretou situação de emergência em 94 municípios com surto da doença. Destes, mais de 30 pertencem à regional de saúde de Ponte Nova, na Zona da Mata. Entre eles estão Viçosa e Porto Firme.
Nesta semana, dois moradores das duas cidades morreram com suspeita da doença. Um deles era morador de Viçosa, a 175 quilômetros de Juiz de Fora. Ele foi internado na cidade e transferido para Belo Horizonte. Um homem oriundo de Porto Firme, cidade vizinha de Viçosa, também morreu na capital. Mais um morador da cidade estaria internado com a doença, mas não há informações recentes sobre o estado de saúde dele. Na região, três casos de morte por febre amarela já foram confirmados: em Mar de Espanha, Goianá e Barra Longa.