Ícone do site Tribuna de Minas

Marcos Chein ouve demandas por moradia

PUBLICIDADE

Alunos ligados ao movimento estudantil da UFJF se reuniram nesta quarta-feira (20)  com o vice-reitor no exercício da reitoria, Marcos Chein, para tratar sobre a moradia estudantil. Em protesto no último fim de semana, quando acamparam na Faculdade de Direito, os estudantes reivindicaram a liberação do prédio construído na Rua José Lourenço Kelmer, Bairro São Pedro, Cidade Alta. Durante o encontro, a conversa foi dividida em três eixos: a compra de mobiliários essenciais para a ocupação, reformas na estrutura e a elaboração do regimento, que tratará das normas de ocupação e coabitação na moradia.

Em contato com a Tribuna, Chein afirmou que para realizar a compra dos móveis, será necessário um projeto e uma licitação, dependendo ainda do empenho por parte do Governo federal. “Estamos limitados porque o Governo está discutindo o orçamento e ainda não nos deu uma resposta. Nós esperamos que, até meados de fevereiro, haja essa liberação”, afirmou. O vice-reitor afirmou que esta compra será prioritária.

PUBLICIDADE

Sobre a necessidade de reformas estruturais, Marcos informou aos alunos que irá se reunir junto à Pró-reitoria de Infraestrutura para saber a necessidade de alguma nova construção ou anexo. Além disso, pediu aos alunos que adiantassem a elaboração do regimento interno junto à comissão da moradia estudantil, instalada à época da ocupação da Reitoria em maio de 2015. Segundo o vice-reitor, será aguardada a aprovação nas instâncias representativas dos alunos, para que o documento seja avaliado pela administração e submetido ao Conselho Universitário (Consu). O Conselho de Centros e Diretórios Acadêmicos (Concada) se reunirá semana que vem para discutir o assunto.

PUBLICIDADE

O vice-reitor foi ao encontro dos estudantes no último domingo enquanto eles permaneciam acampados na Faculdade de Direito e destacou a mobilização dos alunos. “Havia pessoas que não precisam da moradia, mas estavam comprometidas com a necessidade do colega. Isso é louvável.” Chein destacou que irá trabalhar de forma intensa para garantir a ocupação até o fim do seu mandato. “Mesmo em fase de transição, vamos cumprir estes compromissos com a comunidade acadêmica.”

Sair da versão mobile