Fiéis de várias partes do mundo celebram nesta terça-feira (20) o dia de São Sebastião. Considerado o protetor da humanidade, contra a fome, a peste e a guerra, o mártir é também o padroeiro do Rio de Janeiro. Para homenagear o santo e agradecer pelas graças alcançadas, devotos participaram de várias celebrações em Juiz de Fora. Na igreja que leva o nome do padroeiro, localizada na Rua Santo Antônio, no Centro, o movimento no templo foi grande durante todo o dia. A procissão em homenagem ao santo acontece a partir das 20h, quando haverá interdições em ruas centrais.
O porteiro José Alexandre do Nascimento Sebastião é um dos devotos do santo. “Na minha família, é uma tradição todos carregarem o nome do santo como sobrenome. Somos muito devotos. Sua história nos inspira. Ele é um exemplo de vida e de fé”. A aposentada Terezinha do Rosário faz questão de participar todos os anos da missa em honra ao padroeiro. “Venho agradecer e pedir bênçãos. São Sebastião é um exemplo de coragem e bondade.”
Além das celebrações tradicionais, a festa de São Sebastião é marcada pela manifestação popular de caráter religioso, celebrada anualmente pelas charolas.
Um grupo usando indumentária verde e vermelha percorreu, nesta terça-feira (20), a Avenida Rio Branco com instrumentos nas mãos e com estandarte com a imagem do santo. Durante a passagem, integrantes do grupo soltavam fogos de artifício em honra ao padroeiro. As charolas têm mestre e folião e lembram a perseguição e morte do santo, que recebeu três flechadas: no coração, acima do joelho e do umbigo.