Do início do ano até 30 de setembro, 1.117 animais foram castrados por meio do programa itinerante de castração de animais do Canil Municipal da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Castramóvel, de acordo com dados do Demlurb. Além do procedimento, 1.065 animais também receberam microchips na cidade. Nesta semana, até esta sexta-feira (20), o castramóvel está operando na Praça de Benfica, na Zona Norte de Juiz de Fora. A ação é gratuita e voltada para cães e gatos cadastrados na plataforma Prefeitura Ágil.
Esta é a segunda vez que Benfica recebe o programa em 2023. Além da região Norte, o serviço já passou, este ano, por Igrejinha (Zona Rural), pela UFJF (Região Oeste) e pelo Alto dos Passos (Zona Sul).
Do total de procedimentos realizados até então, a maioria (845) foi em cães e 272 em gatos, de acordo com o Demlurb. A avaliação é que o número de castrações está dentro do esperado. “A Prefeitura reforça a importância de a população comparecer sempre que o agendamento for realizado, pois a ausência impacta negativamente no número de animais que recebem gratuitamente a castração”, destacou o Demlurb em nota encaminhada à Tribuna.
Agendamento
Para realizar a castração, é necessário que os tutores dos animais façam agendamento pelo número indicado no formulário de cadastro. Segundo a PJF, a castração é realizada conforme a região de atuação do Castramóvel, bem como pela localidade do tutor. O cadastro deve ser feito exclusivamente pela Prefeitura Ágil. Além da castração, os animais também recebem um microchip.
O Castramóvel foi retomado em maio após ficar cinco meses sem realizar atendimentos na cidade. O serviço havia sido interrompido em dezembro de 2022, quando o antigo convênio chegou ao fim e foi preciso começar uma licitação.
Microchipagem
Desde julho, o Canil Municipal também vem realizando a microchipagem de cães e gatos juntamente com a castração. Conforme o Demlurb, 1.065 animais receberam o dispositivo por meio das ações do Canil.
A iniciativa busca atender animais da população de menor poder aquisitivo, em lares temporários e abrigos, e faz parte do programa estadual “Conheça Seu Amigo”. A previsão é de que dez mil chips sejam aplicados em animais em Juiz de Fora.
De acordo com o previsto pelo Governo estadual, todo animal chipado deverá ser inscrito no Sistema de Identificação de Animais Domésticos. A ação visa a desestimular o abandono de animais e auxiliar na criação de outras políticas públicas, como o aperfeiçoamento das campanhas de vacinação, dimensionamento da população de animais de rua e combate aos maus-tratos.