Ícone do site Tribuna de Minas

Mais de mil animais foram atendidos pelo Castramóvel este ano

CASTRAMOVEL CAPA Felipe Couri
PUBLICIDADE

Do início do ano até 30 de setembro, 1.117 animais foram castrados por meio do programa itinerante de castração de animais do Canil Municipal da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), o Castramóvel, de acordo com dados do Demlurb. Além do procedimento, 1.065 animais também receberam microchips na cidade. Nesta semana, até esta sexta-feira (20), o castramóvel está operando na Praça de Benfica, na Zona Norte de Juiz de Fora. A ação é gratuita e voltada para cães e gatos cadastrados na plataforma Prefeitura Ágil.

Esta é a segunda vez que Benfica recebe o programa em 2023. Além da região Norte, o serviço já passou, este ano, por Igrejinha (Zona Rural), pela UFJF (Região Oeste) e pelo Alto dos Passos (Zona Sul).

PUBLICIDADE

Do total de procedimentos realizados até então, a maioria (845) foi em cães e 272 em gatos, de acordo com o Demlurb. A avaliação é que o número de castrações está dentro do esperado. “A Prefeitura reforça a importância de a população comparecer sempre que o agendamento for realizado, pois a ausência impacta negativamente no número de animais que recebem gratuitamente a castração”, destacou o Demlurb em nota encaminhada à Tribuna.

PUBLICIDADE
Tutores precisam cadastrar seus pets na plataforma da PJF para contar com a castração gratuita, que esta semana ocorre em Benfica (Foto: Felipe Couri)

Agendamento

Para realizar a castração, é necessário que os tutores dos animais façam agendamento pelo número indicado no formulário de cadastro. Segundo a PJF, a castração é realizada conforme a região de atuação do Castramóvel, bem como pela localidade do tutor. O cadastro deve ser feito exclusivamente pela Prefeitura Ágil. Além da castração, os animais também recebem um microchip.

O Castramóvel foi retomado em maio após ficar cinco meses sem realizar atendimentos na cidade. O serviço havia sido interrompido em dezembro de 2022, quando o antigo convênio chegou ao fim e foi preciso começar uma licitação.

PUBLICIDADE

Microchipagem

Desde julho, o Canil Municipal também vem realizando a microchipagem de cães e gatos juntamente com a castração. Conforme o Demlurb, 1.065 animais receberam o dispositivo por meio das ações do Canil.

A iniciativa busca atender animais da população de menor poder aquisitivo, em lares temporários e abrigos, e faz parte do programa estadual “Conheça Seu Amigo”. A previsão é de que dez mil chips sejam aplicados em animais em Juiz de Fora.

PUBLICIDADE

De acordo com o previsto pelo Governo estadual, todo animal chipado deverá ser inscrito no Sistema de Identificação de Animais Domésticos. A ação visa a desestimular o abandono de animais e auxiliar na criação de outras políticas públicas, como o aperfeiçoamento das campanhas de vacinação, dimensionamento da população de animais de rua e combate aos maus-tratos.

Sair da versão mobile