Ícone do site Tribuna de Minas

UFJF oferece 949 vagas ociosas nos dois campi

UFJF-reclassificação
PUBLICIDADE

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), por meio da Coordenadoria de Assuntos e Registros Acadêmicos (Cdara), publicou nesta sexta-feira (19) edital para preenchimento de vagas ociosas nos cursos presenciais de graduação da instituição. Serão oferecidas 681 vagas para o campus de Juiz de Fora e 268 para Governador Valadares. As inscrições acontecem entre 5 e 7 de novembro nas Centrais de Atendimento dos respectivos campi.

Podem tentar o ingresso excedentes dos processos seletivos públicos da UFJF (Pism e Sisu 2019, devidamente inscritos na lista de espera), alunos que tentam a reinscrição ao curso de origem e a mudança de curso, além de estudantes em transferência de Instituição de Ensino Superior (IES) e candidatos a ingresso para obtenção de outra graduação.

PUBLICIDADE

O edital completo com as vagas disponíveis nos campi está disponível no site da Cdara.

PUBLICIDADE

Novidades

Por conta de uma alteração na forma de preenchimento de vagas ociosas na UFJF, aprovada pelo Conselho Setorial de Graduação em maio deste ano, o processo agora conta com modalidades de ingresso, diferente do que acontecia nos editais anteriores, quando os candidatos entravam em uma fila de prioridades, concorrendo às mesmas vagas. Entre outras mudanças, está o uso das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de classificação para os cursos que contarem com mais candidatos inscritos do que o número de vagas ofertadas.

PUBLICIDADE

Candidatos devem estar atentos a orientações para inscrição

Os excedentes dos processos seletivos originários (Pism e Sisu) devem apenas acompanhar as publicações dos editais de reclassificação e as orientações da página do Cdara. Já os concorrentes às modalidades de reingresso, mudança de curso, transferência de IES e ingresso de graduado devem efetuar a inscrição presencialmente na Central de Atendimento no campus de funcionamento do curso ao qual se interessam durante o período de inscrição. A Central de Atendimento do campus de Juiz de Fora atende das 8h às 19h30, e de Governador Valadares das 8h às 16h30. Os candidatos devem preencher e assinar um formulário no ato da inscrição e anexar os documentos obrigatórios para cada modalidade de ingresso.

Os concorrentes à transferência de IES e ingresso para obtenção de outra graduação devem emitir e pagar um Guia de Recolhimento da União no valor de R$ 220. Há, no entanto, possibilidade de pedido de isenção da taxa de pagamento, por meio de solicitação feita no momento da inscrição presencial. Para fazer o pedido, é necessário possuir Cad-Único ou renda familiar bruta, igual ou inferior, a 1,5 salário mínimo per capita, para candidatos que tenham cursado o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral em escola da rede privada.

PUBLICIDADE
Sair da versão mobile