Por volta de 18h50 dessa segunda-feira (18), os juiz-foranos presenciaram um rastro luminoso cortando os céus da cidade. Quem viu, viu, mas quem não viu, o projeto Tempo e Clima JF registrou o fenômeno na direção do Morro do Cristo e disponibilizou o vídeo em sua página no Instagram. Trata-se de um fragmento de lixo espacial, que entrou em combustão ao atingir a atmosfera terrestre.
Conforme o professor de Geografia Renan Tristão, um dos coordenadores do Tempo e Clima JF, a princípio, a imagem gerou um debate, pois havia dúvidas se seria um meteorito ou lixo espacial. O vídeo publicado gerou repercussão e um astrônomo concluiu, pelas imagens, que se trata, de fato, de restos de satélites.
“Como ele está chegando na Terra em velocidade alta, o atrito com a atmosfera faz com que ele entre em combustão pelo calor elevado que isso gera, dando essa aparência luminosa. A luminosidade não é do objeto em si, mas consequência dele entrando na atmosfera”, explica Tristão.
A câmera que registrou o momento está instalada no Bairro Marumbi, na Zona Leste de Juiz de Fora, desde março de 2023. Conforme o professor, esta é a segunda vez em que o projeto registra um fenômeno semelhante, sendo que o anterior foi detectado em julho.
“A queda de objetos de origem fora da Terra, em órbita, acontece de forma aleatória. Todo o planeta está sujeito a esse tipo de fenômeno luminoso. O que falta, muitas vezes, é o registro em câmeras, que flagram esses momentos. Graças a esse projeto (Tempo e Clima JF), agora, além de flagrar condições de tempo, podemos observar esse fenômeno tão interessante”, aponta.
O vídeo mostra o momento em que o rastro se inicia e, em segundos, se desfaz. Como explicado por Tristão, isso ocorre porque a grande maioria dos objetos que entram na atmosfera acabam se desfazendo ou desfragmentado em pedaços minúsculos, justamente por conta da combustão.
Com a previsão de céu limpo para os próximos dias, a expectativa é que outros fenômenos astronômicos possam ser flagrados. A câmera do Tempo e Clima JF funciona ao vivo 24 horas e pode ser acessada por meio do site do projeto.