Ícone do site Tribuna de Minas

Estoque de sangue do Hemominas segue em situação crítica em JF

hemominas juiz de fora by jessica pereira
PUBLICIDADE

A Fundação Hemominas passa por momento crítico no estoque de sangue a nível municipal e estadual. No Hemocentro Regional de Juiz de Fora, o setor de captação aponta baixa no número de doadores desde a eclosão da pandemia. Os grupos sanguíneos A e O são os mais necessitados, como ocorre tradicionalmente, mas o estoque dos demais também está abaixo do desejado.

Em todo o estado, foi identificada queda de 63% nos estoques de sangue do tipo O positivo e de 53% dos grupos negativos. De acordo com a integrante da equipe de captação do Hemocentro, Rosani Martins, a situação em Juiz de Fora é parecida. “É um momento de queda bem sensível, por conta de fatores que concorreram juntos”, diz Rosani, que aponta as doenças respiratórias e a diminuição na capacidade de atendimento como preponderantes.

PUBLICIDADE

A nível estadual, a Hemominas abastece aproximadamente 600 entidades conveniadas, alcançando cerca de 800 municípios. De acordo com a integrante do setor de captação do Hemocentro juiz-forano, o atual momento exige estoque ainda maior. “A gente está na contramão. Nós precisamos de mais sangue, mas temos capacidade para atender de menos”, diz.

PUBLICIDADE

Segundo Rosani, o nível do estoque ainda não chegou próximo de retornar ao que era antes da pandemia e nem mesmo o recente avanço na vacinação tem sido motivo de maior procura por parte dos doadores. “A gente tem que viver um dia de cada vez, porque, caso contrário, a gente se desespera. Desde que a pandemia começou, não houve um dia em que a gente olhou o estoque e todos os grupos estavam no nível ideal”, lamenta.

Doações

As doações no Hemocentro ocorrem apenas por agendamento. A programação pode ser feita por meio do site do Hemominas ou pelo aplicativo MG app. O agendamento também pode ser feito pelo telefone (32) 3257-3113, do setor de captação, que também é utilizado para tirar dúvidas dos doadores. Os atendimentos acontecem de segunda a sábado, de 7h ao meio-dia.

PUBLICIDADE

Pessoas que se vacinaram recentemente contra a Covid-19 devem ter atenção com o prazo de inaptidão após cada dose. Para a Coronavac, o período de espera é de 48 horas; já para a AstraZeneca, Pfizer e Janssen, são sete dias. Pessoas que contraíram o coronavírus precisam aguardar 30 dias para poder doar.

Sair da versão mobile