Uma massa de ar frio, já em atuação em outras regiões do país, também contribuirá para o declínio das temperaturas em todo o estado de Minas Gerais, incluindo Juiz de Fora e toda a Zona da Mata, nos próximos dias.
Segundo o meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Belo Horizonte, Claudemir de Azevedo, depois da queda de temperatura já observada na cidade nesta segunda – quando a máxima não passou dos 23,4 graus, ligeiramente abaixo dos 26,7 registrado no domingo – a estimativa para esta terça-feira será de mínima em torno dos 10 graus e máxima entre 18 e 20 graus. Por volta das 18h desta segunda, as rajadas de vento no Campus da UFJF, onde estão instalados os equipamentos do 5º Distrito de Meteorologia, ultrapassavam os 30km/h, e a sensação térmica observada era de 8 graus.
O frio tende a se intensificar na quarta e na quinta, com termômetros atingindo até 7,5 graus durante as madrugadas juiz-foranas. No período da tarde, as máximas tendem a girar em torno dos 18 graus na quarta e 21 na quinta.
Ainda segundo a meteorologia, a tendência é de céu com ampla cobertura de nuvens, mas sem possibilidade de chuva.
Região
Nas demais cidades da Zona da Mata as variações devem ser entre a mínima de 8 graus e a máxima de 25 graus nos próximos dias. Segundo o Instituto, a previsão também é de céu claro a parcialmente nublado, sem registro de precipitações. Conforme alerta do Inmet, há chance de geada em pontos isolados do Campo das Vertentes, que pode ter, inclusive, chance de madrugadas com temperatura negativa.