Ícone do site Tribuna de Minas

Leitores denunciam má conservação de praças

no bairro aracy a quadra da praca e coberta por terra e empoca agua toda vez que chove felipe silva

no-bairro-aracy-a-quadra-da-praca-e-coberta-por-terra-e-empoca-agua-toda-vez-que-chove-felipe-silva

PUBLICIDADE

A má conservação de praças de diversas regiões da cidade tem sido um problema constantemente apontado por leitores da Tribuna. Somente nos últimos dois meses, foram pelo menos seis locais denunciados com diversos tipos de deficiências, como buracos na calçada, falta de iluminação, acúmulo de lixo, insegurança por parte dos frequentadores, além de água empoçada e quadras abandonadas. Todos os casos foram enviados pelo WhatsApp da Tribuna, criado em abril. O grande problema é que, mesmo após as denúncias, os moradores alegam que as falhas persistem e enviaram novas imagens dos descasos.

Em maio, foram cinco denúncias. No Bairro Linhares, na Zona Leste, o leitor Renato Silva reclamou de buracos na praça, que passou por reformas recentes na parte elétrica mas ficou com caixas da rede expostas. Ele diz que à noite a situação é ainda mais perigosa, uma vez que há trechos sem iluminação. Nesta semana, o leitor informou que a situação no local permanece idêntica. Outro alvo de reclamações foi a praça do Bairro Aracy, na Zona Sudeste, que tem sua utilização quase inviável depois que chove, pois a água empoça na quadra, coberta de terra, e a lama impede o uso do espaço. O temor dos moradores é que a água parada possa servir de criadouro para o mosquito da dengue e favoreça o aparecimento de animais peçonhentos. Além disso, a grade da quadra está com várias falhas e buracos. Foi informado nesta semana que lá também nada mudou.

PUBLICIDADE

Já a praça do Bairro Vitorino Braga, na Zona Sudeste, foi alvo de críticas duas vezes em menos de duas semanas. Segundo moradores, o local estava enfrentando problemas com lâmpadas queimadas e a presença de usuários de drogas à noite, o que aumenta a insegurança. Havia ainda a questão da sujeira deixada na praça, com descarte até mesmo de materiais de construção, problema este que foi resolvido, conforme o leitor. “A iluminação continua ruim em metade da praça.” Ele cita o surgimento de um novo risco, quatro bueiros abertos e cheios de entulho e água parada ao redor da praça. A Secretaria de Obras (SO) informou, por meio de assessoria, que vai enviar um técnico ao local para verificar a situação das bocas de lobo, e, se a limpeza for emergencial, será realizado o serviço. “Se não for emergencial, vai entrar na programação, pois a SO adotou o trabalho de manutenção de bocas de lobo de forma regionalizada, otimizando, assim, o trabalho e produtividade das equipes.”

PUBLICIDADE

Quadras poliesportivas

A quadra poliesportiva da Praça Áureo Gomes Carneiro, no Grama, Zona Nordeste, também apresenta problemas, conforme foi denunciado pelo morador Marcos Vinicius da Silva. Na época, ele reclamou de lâmpadas queimadas e degradação da tela da quadra. Conforme Marcos, o problema da iluminação foi resolvido. Já no mês passado, o morador do Bairro Santa Cruz, Arthur Mateus, enviou fotos pra Tribuna sobre a situação de abandono da quadra poliesportiva do local. Segundo ele, além da falta de equipamentos, é constante a presença de lixo. Entretanto, a Secretaria de Obras lembrou que a praça do bairro Santa Cruz passou por revitalização geral no final de 2014. “O local recebeu pintura, troca de alambrado, reforma da quadra, capina, poda, etc. A Prefeitura pede a colaboração da população para que mantenha o espaço público conservado, pois uma praça praticamente nova foi entregue à população há cerca de seis meses”, diz a nota.

Outro problema apontado é no Bairro São Mateus, Zona Sul, onde moradores reclamam de vandalismo e insegurança à noite. Conforme informou esta semana uma leitora, que preferiu não se identificar, jovens abusam de bebida alcoólica e drogas na praça Jarbas de Lery, principalmente às sextas e sábados, e depredam o local.

PUBLICIDADE

Manutenção

Por meio de assessoria, a Empav informou que a Diretoria de Energia e Eletrificação irá realizar a manutenção da iluminação das praças do Linhares, Aracy e Vitorino Braga nos próximos dias. Foi dito ainda que já estão sendo elaborados novos projetos de iluminação para as três praças em questão e a primeira que terá sua iluminação revitalizada é a Praça Teotônio Vilela, no Vitorino. O projeto começou pelo Centro, atendendo ao Parque Halfeld e à Praça do Riachuelo. O mesmo serviço será feito na Praça Antônio Carlos e posteriormente nos outros bairros.

PUBLICIDADE

A Empav também informou que vai fazer uma vistoria nas praças do Linhares, Aracy e Grama nesta semana para ver o que precisa ser feito, já que algumas passaram por melhorias também. Após o relatório com tudo o que é necessário, serão programados os reparos.

A Prefeitura lembra que é proibido jogar entulho na praça, sob pena de pagamento de multa de R$ 3.713,90. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 3690-7929.

Sair da versão mobile