O empresário Luiz Geraldo Soranço, 67 anos, faleceu, nesta sexta-feira (19), às 16h30, no Hospital Albert Sabin, vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) hemorrágico. Soranço fora presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Regional Zona da Mata (Fiemg Regional Zona da Mata) entre 1994 e 2002. De 1994 a 2001, por sua vez, presidiu o Centro Industrial de Juiz de Fora. Atualmente, ocupava a primeira vice-presidência da Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região, entidade da qual foi um dos fundadores e conduziu entre 2002 e 2011. O velório e o sepultamento serão restritos a poucos familiares.
Em comunicado enviado aos demais presidentes da entidade, a Fiemg Regional Zona da Mata lamentou o falecimento de Soranço. “O falecimento ocorreu agora, às 16h30. É uma grande perda para o setor industrial e para toda a nossa região. Que Deus conforte os familiares e amigos neste momento difícil.” Soranço era casado com Arlete Viana Soranço e deixa três filhos e quatro netos. Além de ter presidido a Fiemg Regional Zona da Mata e o Centro Industrial de Juiz de Fora, o empresário esteve à frente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário e Artefatos de Madeira de Juiz de Fora.
Em nota divulgada no início da noite de sexta, a direção da Fiemg também se solidarizou à família. “Para o presidente da Fiemg, Flávio Roscoe, e o atual presidente da Fiemg Regional Zona da Mata, Heveraldo Lima de Castro, trata-se de uma grande perda para o setor industrial, não só de Juiz de Fora, mas também de todo o estado de Minas Gerais. A diretoria da Fiemg se solidariza com a dor dos familiares, amigos e de todos os que conviveram com Luiz Geraldo Soranço nas esferas profissional e pessoal, rendendo homenagens ao trabalho por ele realizado ao longo de toda a sua vida e carreira.”
Também em comunicado oficial enviado à imprensa, a Agência de Desenvolvimento de Juiz de Fora e Região lembrou a última homenagem pública de um dos “mais admirados e respeitados nomes de Juiz de Fora”. “Soranço dirigiu inúmeras entidades de classe em Juiz de Fora, sempre imprimindo sua marca de simpatia e conciliação, atuando em prol do desenvolvimento de Juiz de Fora e região. (…) Em 25 de abril de 2019, Soranço recebeu a Medalha do Mérito Legislativo da Câmara Municipal, a maior honraria da Casa, em homenagem aos 166 anos da Câmara. (…) A medalha homenageia pessoas físicas ou jurídicas que, por relevantes serviços prestados em suas áreas de atuação, tenham merecido especial reconhecimento do Poder Legislativo.” Em 2008, Soranço pleiteou, como vice-prefeito em chapa encabeçada pelo ex-prefeito Tarcísio Delgado, o Executivo municipal, mas sem sucesso.