A Igreja Católica vai celebrar Corpus Christi em várias comunidades de Juiz de Fora nesta quinta-feira (20). Conforme a programação da Arquidiocese, haverá confecção dos tradicionais tapetes e procissões em paróquias de diversas regiões do município . Na matriz de Santa Luzia, bairro homônimo, Zona Sul, as atividades começariam às 5h30, na Rua Porto das Flores. Em 2018, foram 32 desenhos, com dimensões 7 x 3 metros cada um. A missa está marcada para as 9h30, seguida de procissão pelas ruas do bairro e bênção do Santíssimo Sacramento. Também na Zona Sul, no Bairro Ipiranga, a comunidade faria os preparativos dos tapetes na noite desta quarta (19). Serão 41 molduras, cada uma com 3 x 2 metros. Uma missa no Seminário Nossa Senhora do Sagrado Coração, seguida de procissão pelas ruas do Bairro Sagrado Coração de Jesus, ocorre às 8h30.
No Bairro Bandeirantes, região Nordeste, cerca de 100 pessoas, entre integrantes de pastorais, movimentos e grupos paroquiais são esperadas para ajudar na preparação dos tapetes. O início da confecção está previsto para as 5h e deve se estender até as 7h. A procissão com o Santíssimo Sacramento, após a missa das 8h na Paróquia Santa Cruz, passará pela Praça Artur Bernardes, Rua Antonio Tristão, Rua Laurindo Nocelli, Rua José Líbano Rodrigues e Praça Artur Bernardes.
Tapetes também serão feitos tapetes pelos fiéis que frequentam a matriz de São Sebastião, no Bairro Barreira do Triunfo, Zona Norte. Os preparativos iniciariam na noite desta quarta e a missa ocorrerá às 8h. Na Paróquia Cristo Rei, no Jardim do Sol, Zona Leste, haverá missa às 9h e também confecção de tapetes durante a manhã. E no bairro Bonfim, ainda na região Leste, membros das pastorais da Paróquia Santa Rita de Cássia se reuniriam a partir das 4h30 de quinta para realização dos trabalhos de preparar os tapetes. Uma missa no Rincão Senhor do Bonfim, anexo à matriz, está marcada para as 9h. A celebração será seguida de procissão pelas ruas do bairro.
Interdições
Em função da passagem dos fiéis pelas procissões, serão feitas alterações no trânsito na área central e em bairros do município. Um dos pontos que devem causar maior impacto, pela localização, é o entorno da Catedral Metropolitana, no Centro. A caminhada na região está marcada para as 17h30, mas a concentração já começa por volta das 15h. Haverá interdição total da pista central da Avenida Rio Branco, no trecho compreendido entre a Rua Doutor Procópio Teixeira, no Bairro Bom Pastor, e a Catedral Metropolitana; e da Rua Espírito Santo até o Adro da Catedral.