Tendo como fio condutor o sacramento central da Igreja Católica, a celebração de Corpus Christi convida os fiéis a contemplar o pão e o vinho como o corpo e o sangue de Cristo substanciado. A data foi instituída em 1264 pelo Papa Urnano IV, conforme pontua o padre Expedito Lopes Castro. Segundo ele, a intenção é dar a oportunidade de reparação aos cristãos. “Muitas vezes, não respeitamos a eucaristia como a presença real de Jesus. e a procissão de Corpus Christi é, justamente, a oportunidade de sair pelas ruas com Cristo eucarístico, pedindo a ele que possa abençoar a todas as pessoas. Por isso, essa celebração acontece na primeira quinta-feira depois da oitava de Pentecostes (a festa da santíssima trindade, que coroa toda a nossa caminhada pascal)”, explica o padre.
Ainda de acordo com padre Expedito, nos dias atuais, mais que nunca, a valorização da eucaristia se faz necessária. “Precisamos fortalecer a presença real de Jesus, vivemos uma época muito conturbada, com muitas situações difíceis de violência, que nos levam a olhar para Cristo com mais esperança em dias melhores. Para que tenhamos uma sociedade que tenha mais paz, harmonia, diálogo. Vamos às ruas em procissão para pedir a Cristo que possa nos ajudar a construir uma sociedade mais justa, mais fraterna, onde possamos valorizar mais o evangelho e sua mensagem e, com isso, possamos nos tornar pessoas melhores.”
Entre os principais símbolos da festa, além do corpo e do sangue de cristo, representados pela hóstia e o vinho, também é tradição a composição de tapetes feitos com materiais como areia colorida e serragem. “Dessa forma, prestamos a Jesus eucarístico a devida devoção, que se expressa por meio da piedade popular, nas ruas enfeitadas, que nos ajudam nessa valorização.” Haverá programação especial em toda a Arquidiocese em comemoração à data. O destaque será a celebração que reunirá todas as paróquias da Forania Santo Antônio na Paróquia Bom Pastor. A missa, marcada para as 16h, será presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Gil Antônio Moreira. Logo após, haverá procissão luminosa em direção à Catedral, com bênção do Santíssimo.
Confecção de tapetes
Em várias igrejas de Juiz de Fora, conforme programação da Arquidiocese, haverá a confecção de tapetes. Os preparativos dos fiéis começam na madrugada de quinta-feira (20). Na matriz de Santa Luzia, bairro homônimo, a confecção dos tapetes começa às 5h30 da quinta-feira, na Rua Porto das Flores. Em 2018, foram 32 desenhos, com dimensões 7m x 3m cada um. A missa está marcada para às 9h30, seguida de procissão pelas ruas do bairro e bênção do Santíssimo Sacramento.
Também na Zona Sul, no Ipiranga, a comunidade irá preparar os tapetes na noite desta quarta. Serão 41 tapetes, cada um com 3m x 2m. Uma missa no Seminário Nossa Senhora do Sagrado Coração, seguida de procissão pelas ruas do Bairro Sagrado Coração de Jesus, será às 8h30.
No Bairro Bandeirantes, região Nordeste, cerca de cem pessoas, entre integrantes de pastorais, movimentos e grupos paroquiais, são esperadas para ajudar na preparação dos tapetes. O início da confecção está previsto para às 5h e deve se estender até às 7h. A procissão com o Santíssimo Sacramento passará pela Praça Artur Bernardes, Rua Antonio Tristão, Rua Laurindo Nocelli, Rua José Libânio Rodrigues e Praça Artur Bernardes e será logo após a missa na paróquia Santa Cruz, marcada para às 8h.
Tapetes também serão feitos da matriz de São Sebastião, na Barreira do Triunfo, Zona Norte, que começa a preparação dos adornos na noite desta quarta-feira (19). A missa de Corpus Christi será na quinta, às 8h. Na Paróquia Cristo Rei, no Jardim do Sol, Zona Leste, haverá missa às 9h de quinta e também confecção de tapetes. No Bairro Bonfim, também região Leste, membros de pastorais e movimentos paroquiais da Paróquia Santa Rita de Cássia se reunirão a partir das 4h30 de quinta para realização dos trabalhos de preparar os tapetes. Uma missa no Rincão Senhor do Bonfim, anexo à Matriz, está marcada para às 9h. A celebração será seguida de procissão pelas ruas do bairro.
Confira as principais missas em igrejas da área central:
7h, 8h30, 10h e 11h30 – Catedral Metropolitana – Centro
16h _ Missa na Paróquia Bom Pastor, seguida de procissão em direção à Catedral Metropolitana, onde será dada a bênção do Santíssimo Sacramento
Paróquia Nossa Senhora da Glória _ Morro da Glória
Missas na Igreja da Glória_7h e 10h
9h _ Missa na Capela São Roque
Paróquia São Mateus _ São Mateus
Missas na Matriz_7h e 10h